Estudantes do Fundamental Anos Finais e Ensino Médio do Centro de Excelência Master estão participando da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB).

Divididos em sete times, os alunos dos 9ºs anos às 3ªs séries já passaram por cinco das sete fases da competição e agora estão classificados para a fase 6, feito inédito conquistado pela instituição.

As primeiras seis fases são realizadas no formato online e a última, acontece na cidade de Campinas, em São Paulo, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Times

O time Apoema é composto pelos alunos Beatriz Azevedo Moura, João Guilherme Santiago e Maria Vitória Oliveira de Carvalho, da 3ª E. Já o time ‘As Marias Bonitas de Lampião’ reúne os estudantes Antonio Henrique Melo Alves (1ºA), Alice Dias Sampaio (9ºA) e Marina Mascarenhas Freitas de Aragão (9ºA). No time BDB, estão os alunos do 2º C, Davi Santana, Bianca Santos e Brena Caroline Rodrigues.

No time Imhotep, participam Maria Fernanda Lima (3ºB), Gabriel Góis (3ºA) e Gustavo Campos (3ºB). Já no time Iunae, estão as alunas do 3º D, Cecília Diniz Vargas, Malu Franco de Souza e Mariana Nogueira Oliveira.

Já o Oligarcas do Café é composto pelas alunas do 3ºD, Julia de Azevedo Mendonça, Adrielly Maria do Nascimento Silva e Leticia Melo Andrade. E por fim, no grupo Tríplice Aliança BHL, estão os alunos Brunna Vieira Damascena (2ºB), Letícia d’Avila (2ºD) e Henrique Freitas Freire de Carvalho (2ºD).

Sobre a ONHB

“A ONHB é uma das competições mais empolgantes, divertidas e desafiadoras que temos no cenário nacional. Anualmente centenas de milhares de competidores se reúnem em trio para participar de fases onde em cada uma delas é estimulada a discussão reflexiva de questão, pesquisas e atitude de um verdadeiro historiador.  É uma olimpíada bem puxada, pois 6 delas são online, duram uma semana e são semanas seguidas, ou seja, são muitas discussões para resolver as questões e tarefas”, explicou o coordenador da Tropa Olímpica, Gabriel Fontes.

De acordo com Gabriel, o principal objetivo da competição não ser individual é a discussão prolongada sobre temas relevantes, como a questão dos povos originários, a permanência dos processos históricos da violência no Brasil devido a questões como a ditadura, a escravidão, violência de gênero, entre outros.

As equipes foram acompanhadas pela professora de historia Jeize Santos que já conta com a experiência de participar da ONHB nos anos anteriores.

O Master deseja sucesso aos times participantes da ONHB!