Buscando estimular os alunos a criar a cultura do estudo, o desenvolvimento para além da escola e a diversão por meio de desafios de conhecimentos, o Centro de Excelência Master realizou no dia 19/03, a cerimônia de entrega das medalhas aos alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, com a participação dos estudantes do 4º Ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

De acordo com o coordenador da Tropa Olímpica, Gabriel Fontes, essa é uma forma de proporcionar a experimentação aos que ainda não participaram das olimpíadas propriamente ditas, além de valorizar os medalhistas. “Essa é uma premiação refente ao ano de 2023, então os alunos que são 4º Ano do Ensino Fundamental Séries Iniciais hoje não participaram das olimpíadas no ano passado, e por conseguinte não ganharam medalhas. Porém, fizemos a escolha desses alunos para participarem da cerimônia justamente para já estimulá-los”, explicou o treinador.

“A palavra principal é experimentação. Queremos que eles experimentem o que é uma Olimpíada de Matemática, o que é uma prova que não vale nota, mas que eles descobrem prazer ao realizar. É um teste para pensar, que tem muito de raciocínio lógico. Nosso principal objetivo com esse público de 4º e 5º ano é que eles experimentem as melhores competições científicas disponíveis e se ambientem”, continuou o treinador Gabriel Fortes.

A participação de crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental em olimpíadas científicas desempenha um papel crucial no estímulo ao interesse pela ciência e no desenvolvimento de habilidades cognitivas. Essas atividades proporcionam um ambiente estimulante para que os alunos explorem conceitos científicos de forma prática e interativa.

Dessa forma, os alunos têm a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido, desenvolvendo habilidades de observação, raciocínio lógico e resolução de problemas. Além do estímulo à criatividade e à inovação, preparando-os para enfrentar os desafios da atualidade.