Erica Crislane Omena de Lima

Nível de Ensino:
Educação Infantil ao 1º ano do Fundamental I
Segunda a sexta-feira – 7h às 12h.

Fonoaudiologia Educacional é uma área de especialização da Fonoaudiologia voltada para a promoção dos aspectos que envolvem a comunicação e sua relação com a aprendizagem, considerando a aquisição, o desenvolvimento e as possíveis dificuldades nesses processos. Sua contribuição tem o intuito de aperfeiçoar todo o processo de desenvolvimento infantil, garantindo uma maior produtividade em sala de aula e diminuição dos índices de dificuldades escolares.
A atuação de cunho clínico é realizada em consultórios/clínicas/ambulatórios e envolve, predominantemente, o atendimento individual de demandas relativas aos problemas da comunicação humana e à aprendizagem (procedimentos de avaliação, diagnóstico e terapia). Já o fonoaudiólogo Educacional, com um olhar que integra saúde e educação, pressupõe a intervenção coletiva e/ou individual, agregando conhecimentos de sua competência, contribuindo para o aprimoramento dos processos educativos de ensino-aprendizagem e colaborando na definição de estratégias educacionais. Sendo assim, o fonoaudiólogo Educacional pode contribuir não focando apenas nas alterações do desenvolvimento, mas também criando condições para o aprimoramento da comunicação humana e, consequentemente um desempenho escolar satisfatório, tendo como base fundamental o trabalho do educador dentro da sala de aula.
Um dos principais objetivos da atuação do fonoaudiólogo Educacional é colaborar com o processo educativo. Com isso, uma série de ações pode ser desenvolvida, a fim de proporcionar um impacto favorável para a Educação: acolhimento de demandas, identificação das principais queixas da equipe, dos familiares e dos alunos por análise individual ou coletiva, elencar os aspectos fonoaudiólogos relacionados ao processo educativo, planejar e desenvolver ações educativas e pedagógicas dentro das áreas da Fonoaudiologia, otimizar o processo de alfabetização destacando as inter-relações dos processos de linguagem, audição, voz, motricidade orofacial e fala, orientar atividades de promoção da comunicação oral e escrita, propor atividades de formação continuada para a equipe escolar, colaborar de forma integrada com o planejamento educacional, intermediar o diálogo entre familiares, escola e os serviços de atendimento clínico externo para encaminhamentos e acompanhamentos necessários, assim como orientar pais e responsáveis sobre o desenvolvimento da criança.
O fonoaudiólogo Educacional pode ser procurado por gestores, funcionários, professores, alunos, pais, outros profissionais que acompanhem os alunos ou as famílias fora da escola.
Muito embora a linguagem (oral e escrita) e a fala sejam o foco dessa atuação, o fonoaudiólogo Educacional atua, principalmente, preventivamente, em outras áreas da Fonoaudiologia, como a audição, a motricidade orofacial e a voz.
• Rastreios (triagens) e aplicação de testes nos alunos;
• Observações em sala de aula;
• Encaminhamentos e apoio aos familiares;
• Participação no planejamento escolar e de grupos de apoio e de estimulação específicos;
• Elaboração/execução de atividades e projetos diferenciados com os alunos que propiciem a prevenção de dificuldades e o desenvolvimento dos processos de aprendizagem.

Identificar dificuldades na educação infantil promove estimulação precoce e diminui as chances de dificuldade de aprendizagem.

Audição – fisiologia da audição, seu processamento, sua aquisição e desenvolvimento, correlacionando com a linguagem oral, escrita e aprendizagem, tipos de perda auditiva, o que observar no desenvolvimento auditivo da criança, assim como abordagens educativas sobre a higiene auditiva.
Linguagem Oral, Escrita e Fala – aquisição e desenvolvimento da linguagem oral, da leitura e escrita e da fala e abordagens educativas que estimulem o desenvolvimento linguístico com foco para aspectos interacionais, fonético-fonológicos, sintático e semântico-pragmáticos, para os processos de desenvolvimento cognitivo e para aspectos de comportamento.
Motricidade Orofacial – desenvolvimento de estruturas e funções neurovegetativas (sucção, respiração, mastigação, deglutição e fonação) e abordagem educativa sobre os hábitos orais deletérios (mamadeira, chupeta, onicofagia, bruxismo, sucção digital e de objetos) e alimentares.
Voz – abordagem educativa sobre a percepção de gestos vocais e corporais inadequados (abuso vocal) e desenvolvimento de cuidados vocais (higiene vocal).
Pais e profissionais, através da recepção principal ou via aplicativo da escola, devem agendar um horário específico para que sejam mais bem atendidos.
• Participar, ativamente, dos eventos promovidos pelo Setor de Fonoaudiologia na Escola;
• Sugerir temas e propor atividades;
• Compartilhar informações que possam agregar e dinamizar a parceria família-escola.
Para a equipe pedagógica, os alunos e os funcionários podem ir, diretamente, ao Setor de Fonoaudiologia.