A turma que está concluindo o High School do Centro de Excelência Master neste ano de 2022 celebrou o encerramento do programa na última terça-feira, 6 de dezembro, em uma cerimônia de formatura com a presença de familiares e amigos. 

O evento aconteceu na Área de Convivência da escola, onde as estudantes puderam comemorar a conquista junto à equipe pedagógica, realizando os tradicionais discursos em inglês e brindando a conclusão do ensino médio americano. 

Concluíram o High School as estudantes Júlia Moura Xavier, Júlia Perecin Nogueira Silva, Mariana Herman Costa Araújo e Kataryna Torres Gouveia Marroquim. Além dos familiares, também estiveram presentes à cerimônia o diretor pedagógico das turmas, Demócrito Diniz; o coordenador de Inglês, Fábio Noronha, o coordenador do High School, Colin Leek; o coordenador do Ensino Médio, Anderson Peixoto, além de parte da equipe de professores do programa. 

Colin Leek falou sobre a importância do High School para os estudantes brasileiros, bem como suas principais vantagens. “Mais uma turma agora se formando e aprendendo coisas diferentes, que não são vistas no ensino brasileiro. O curso oferece disciplinas diferentes, conhecimento que eles adquirem para uma vida inteira, além das oportunidades de estudar fora, de trabalhar em multinacionais, enfim. É um desafio imenso, muita responsabilidade para os jovens, mas que no final eles vencem e superam as dificuldades que surgem pelo caminho”, explicou. 

Formandas 

O programa de High School ocorre no contraturno do ensino médio brasileiro tradicional, com disciplinas de speech (análise retórica de discursos), literaturas inglesa, americana e mundial, histórias 1A e 1B e economia. O objetivo é promover uma formação completa e integrativa, na mesma forma que ocorre para os estudantes americanos que cursam o ensino médio local. 

Uma das formandas, a aluna Mariana Herman Costa Araújo também destacou o aprendizado conquistado ao longo dos últimos três anos de High School. “Era o que eu precisava para minha vida acadêmica. Foi o meu incentivo, tanto para me ajudar na escola, porque os professores sempre foram muito incríveis com a gente, como para a vida mesmo. Toda a equipe dá muito apoio e suporte para que possamos aprender coisas que nunca aprenderíamos no ensino médio comum”, ressaltou. 

“É um processo difícil, mas que no final vale a pena. O sentimento é completo, de dever cumprido mesmo. É uma bagagem incrível, que nos prepara para o mundo mais do que qualquer outra coisa. A gente não aprendia só inglês, mas muitos temas importantes dentro do idioma. Algo que vamos levar para a vida toda, com certeza”, complementou a também formanda, Júlia Perecin. 

A estudante Kataryna Torres Gouveia Marroquim falou sobre a experiência, ressaltando a importância sob diversos aspectos. “Foram três anos de estudo, uma experiência transformadora. Entramos ainda imaturas, quase crianças, e estamos saindo formadas, conhecendo muito mais coisas. É difícil porque só o ensino médio brasileiro por si só já é puxado, imagine fazer dois, o americano também. O desafio é grande, mas contamos com uma equipe pedagógica incrível e acolhedora, que nos auxilia em tudo que precisamos, além dos colegas que nos apoiam, estudamos juntos e, no fim, concluímos essa etapa com êxito”, complementou. Por fim, a estudante Júlia Moura Xavier classificou o High School do Master como um divisor de águas para sua formação acadêmica. “Foi definitivamente uma das experiências mais difíceis, porém muito gratificante. Valeu tudo a pena e eu recomendo a qualquer pessoa, você sai da experiência aprendendo muito”, salientou.

High School no Master 

O Master oferece, desde o ano de 2010, aos alunos matriculados a partir do 9º ano do Ensino Fundamental, a oportunidade de vivenciar a fundo um ambiente de estudo idêntico ao oferecido por uma escola americana. 

A iniciativa é fruto de parceria com a Texas Tech University (EUA), responsável pela aplicação do programa de High School. Esse programa, junto à Liberty Education, reproduz no colégio o real currículo norte-americano, o que permite ao aluno ter aulas com professores de língua nativa inglesa como se estivesse no exterior, e tudo isso sem se afastar da família, dos amigos e das atividades cotidianas. 

Com a conclusão do High School, os alunos obtêm, de forma simultânea, os diplomas oficiais brasileiro e americano, já que o programa transcorre em paralelo com a conclusão do currículo nacional, formato que possibilita o efetivo preparo para ingresso nas melhores universidades tanto do Brasil, como do exterior.  

A aluna Mariana Herman, por exemplo, já foi aprovada para o curso de International Studies na Southeastern University (Flórida/EUA) e aguarda mais resultados de aplicações realizadas.

Confira os cliques da formatura do High School Master!