Um futuro gigante se constrói de muitas formas. Existem pessoas que fazem a diferença em sua comunidade local, outras mudam de cidade ou estado e consolidam suas vidas em um lugar diferente do seu nascimento. E também há aquelas pessoas que buscam uma qualificação profissional internacional. Para todas essas realidades, o Centro de Excelência Master oferece a preparação adequada, trazendo o suporte necessário para que nossos alunos possam ser de fato cidadãos do mundo.

Em 2024, o Centro de Excelência Master celebrou a aprovação de seis alunos em universidades internacionais, com sede nos Estados Unidos e no Canadá. De acordo com o Coordenador das 3ª Séries, Pré-vestibular e Assistentes, Anderson Peixoto, o ingresso em universidades fora do Brasil reforçam o quanto os alunos Master vão além do conteudismo. “As aprovações internacionais mostram a qualidade do nosso alunado, porque passam por um avaliação diferente do que estamos acostumados do Brasil, além da valorização do currículo sociocultural escolar do aluno, onde a participação em olimpíadas do conhecimento, projetos sociais e de empreendedorismo fazem toda a diferença. Então, essas universidades buscam toda a essência desses alunos. E nós, além de fortalecermos essa base teórica e também a participação nos projetos, trabalhamos no sentido de suprir toda a necessidade que eles venham a ter no sentido documental, a exemplo das cartas de recomendação”.

É inegável a relevância da proeficiência em língua estrangeira para o ingresso nas universidades internacionais. Por isso, o Centro de Excelência Master promove um trabalho direcionado na área, que continua tendo grande peso durante a preparação para os vestibulares. O coordenador de Inglês Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, Fábio Noronha, explica como funciona esse processo. “No Master, a excelência na preparação da disciplina inglês é uma prioridade em todos os níveis de ensino. No final de cada ciclo, ou seja, no 5º Ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, no 9º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais e no Ensino Médio, os alunos do bilinguismo recebem um destaque especial nessa preparação, visando não apenas a proficiência, mas também o sucesso em avaliações internacionalmente reconhecidas, como o TOEFL. Ao fazer o TOEFL no último ano, os alunos do bilinguismo têm a oportunidade de demonstrar suas habilidades e conquistar certificações que ampliam suas oportunidades acadêmicas e profissionais. Além disso, destacamos a aprovação dos alunos nas universidades no exterior, o que reflete o sucesso do programa bilíngue e do SAS em preparar os alunos Master para o mundo globalizado”, disse o coordenador.

“Era meu sonho estudar fora desde que eu tinha 14 anos, mas não acreditei que conseguiria, até que diversos professores do Master, além da minha família, se mostraram abertos a me apoiar nesse sonho. Iniciei o processo de aplicação em abril e mesmo correndo contra o tempo entreguei toda a minha documentação dentro do prazo. O Master vibrava junto comigo em cada etapa vencida. Foi um processo que precisou de muito autoconhecimento e persistência, mas sempre tive apoio ao meu lado, da minha família e de todos os meus melhores amigos”, comemorou Nicole Ortega, aprovada no curso de Physics, na Universidade Whitman College, nos Estados Unidos.

“Estudar em outro país era algo que eu já considerava há algum tempo. Participar do High School do Master facilitou esse plano, pois com o duplo diploma no final do programa, minhas chances de ser aceito no exterior aumentaram. A equipe do High School, além da coordenação dos terceiros anos e turmas dos assistentes, sempre se mostraram dispostos a ajudar e redigiram as cartas de recomendação necessárias, que são uma etapa crucial na candidatura. Além das cartas, o Master me ajudou bastante na parte das atividades extracurriculares, como o festival de artes do ensino médio, a participação em diversas olimpíadas do conhecimento, eventos esportivos e grupos de estudo como o GEMA e o clube do livro, os quais foram fundamentais para enriquecer minha candidatura”, contou Pedro Paulo Rodrigues, aprovado em Engenharia da Computação, no Texas Tech University.