Estudantes dos sétimos, oitavos e nonos anos do Centro de Excelência Master foram selecionados para participar do campeonato de robótica First Lego League (FLL), que será realizado entre os dias 25 e 26 de fevereiro, em São Bernardo do Campo (SP). 

O torneio é um dos mais importantes da área de robótica educacional. Ao todo, serão 19 estudantes participantes organizados em duas equipes: Jarvis e Time Shield. O evento possui três bases para avaliação, onde eles irão apresentar projetos de inovação sobre a temática de Energia, criar e programar um robô para solucionar missões propostas pela Lego, além de estimular o espírito de equipe através da avaliação do core values (comportamento como equipe e ações desenvolvidas juntas). 

Os alunos estão em processo de preparação desde o mês de novembro do ano passado, quando foram selecionados para a competição, e estão sendo acompanhados professores de robótica do Master Jacilone Alves, Sâmela Duarte e Marllon Douglas 

“O tema desse ano é Energia e para auxiliar as equipes na construção do projeto de pesquisa, eles participaram de duas palestras com profissionais da área e também chegaram a fazer uma visita técnica em uma usina de energia solar, a Sunlinght. Eles também irão aprender sobre design thinking, para ajudá-los na pesquisa”, explicou a professora Sâmela. 

Sobre o FLL 

Promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), o Torneio FLL Challenge desafia estudantes de 9 a 16 anos a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna por meio de temas pré-estabelecidos pela organização. 

Os jovens, liderados por dois adultos, precisam trabalhar em sintonia tendo como base valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Seguindo regras feitas especificamente para cada temporada, eles constroem robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorm, que devem ser programados para cumprir uma série de missões. 

Para participar, os times devem ter de dois a dez integrantes, que podem estar associados a uma escola, um clube, uma organização ou simplesmente ser formado por um grupo de amigos. O Sesi recomenda o número mínimo de quatro competidores por equipe.