Ao longo do ano letivo, os estudantes do Centro de Excelência Master realizam diversas atividades ligadas à disciplina de Robótica – ofertada aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio.
Uma delas aconteceu neste mês de novembro, com os estudantes dos 9ºs anos, que desenvolveram no laboratório a programação de um robô de transmissor de Código Morse. Orientados pela professora Sâmela, eles se dividiram em equipes e participaram de uma minicompetição intraclasse.
“Como regra, cada equipe deveria escolher uma palavra, traduzi-la para Código Morse e passá-la para os demais competidores utilizando o robô transmissor. A ideia era que enquanto uma equipe transmitisse sua palavra codificada, as demais tentassem descodificar a mensagem que era passada. Ganharam as equipes que conseguiram decodificar um maior número de mensagem”, explicou a coordenadora das turmas, Giovanna Péterle.
A competição teve como objetivo simular as passagens de informações em Código Morse, que aconteceram durante a Segunda Guerra Mundial. Essa codificação foi uma importante ferramenta utilizada pelo exército americano durante a guerra, e auxiliou os pelotões na troca de informações, sem que elas conseguissem ser interceptadas e interpretadas pelos grupos rivais.
Veja os registros da atividade!