Estudantes dos 9°s, 1°s e 2°s anos do Ensino Médio do Colégio Master foram premiados na cerimônia de encerramento da Olimpíada Sergipana de Biologia, evento promovido pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) no último dia 23 deste mês.
A partir do tema da competição, ‘Solução para os problemas ambientais de Sergipe’, os alunos Gabriel Neijam (2° ano), Gustavo Nunes (1° ano), João Pedro Viana (9° ano), Lara Canuto (9° ano) e Letícia Forte (1° ano) desenvolveram o projeto ‘Aquecedor solar de garrafas pet para aplicação nas comunidades de baixa renda’.
Com a apresentação do trabalho e os resultados da prova escrita a qual foram submetidos, os alunos conquistaram duas medalhas de ouro, duas medalhas de prata, além de uma medalha de bronze.
Eles disputaram a vitória junto aos alunos de diversas outras escolas, no entanto, o Master foi o colégio com o maior número de medalhas da Olimpíada Sergipana de Biologia.
Sobre o projeto
O professor de Física e supervisor de resultados do Master, Junior Lima, que desenvolveu o projeto junto aos alunos, explica os detalhes do trabalho, que traz como proposta o uso da água aquecida sem gasto de energia.
“Associamos o tema da olimpíada, que é o de buscar soluções ambientais, com a questão social, já que o material utilizado no projeto dos alunos é de baixo custo, podendo atender ao público de baixa renda. Com isso, a ideia é proporcionar a utilização de água quente para o banho e para cozinhar, por exemplo, sem a necessidade do chuveiro elétrico, que consome bastante energia”, explicou.
Após aprovação do trabalho – na primeira fase da olimpíada – por meio de uma seletiva, no último dia 9 deste mês, os estudantes foram convidados a apresentar o projeto para uma banca examinadora. Além da apresentação, os estudantes também participaram de uma etapa de prova escrita, que acumulou pontos o resultado final.
A família Master parabeniza a equipe pelo projeto, de relevância científica e social, e pelos resultados da premiação!