Dando prosseguimento às atividades das gincanas das turmas do Fundamental II, nossos alunos participaram, durante os dias 14 e 15 deste mês, de diversas atividades que compõem as primeiras fases da Gincana Recreativa, dos 6°s e 7°s, e da Gincana Geek, dos 8°s e 9°s. A principal delas foi a 8ª edição do Campeonato Interno de Robótica, que promoveu muita diversão, aprendizado e trabalho em equipe.
Na sexta-feira (14), disputaram o campeonato na Área de Convivência do Master os alunos das turmas de 6°s e 7°s anos, em partidas com a temática do Corpo Humano. “O objetivo do Campeonato de Robótica, que já acontece todos os anos, é treinar e colocar em prática o que vem sendo trabalhado em sala de aula. Por ser uma aula interdisciplinar, conseguimos inserir conhecimentos de Geografia, Matemática, Ciências, dentre outros, além de integrar a tecnologia, que é um tema que os alunos dessa idade gostam bastante”, destacou a professora de Robótica dos 6°s e 7°s, Jaci Souza.
Ainda no dia 14, os estudantes dos 6°s e 7°s também mostraram o talento no Cine Anima, outra tarefa da Gincana Recreativa, onde reproduziram cenas de filmes que integram a temática da robótica, auxiliados pelos pais, que participaram da atividade com dublagens de canto e de instrumentos musicais.
“É uma tarefa bacana, onde eles escolhem o filme, assistem, se preparam e apresentam o número para os demais colegas e para os pais, que têm como tarefa ajudar as equipes também. Tudo isso faz parte da pontuação da gincana, que segue para a segunda etapa com atividades filantrópicas e depois para a culminância, no dia 26 de outubro, com um dia inteiro de recreação, conhecimento e interação entre eles”, explicou a coordenadora das turmas de 6°s e 7°s, Conceição Hora.
Mãe do aluno Ricardo Sanches, do 6° ano E, Manuela Souza Sanches, destacou a importância das atividades para o desenvolvimento dos alunos. “A iniciativa do Master é fantástica, porque traz não somente o aprendizado através da Robótica, mas também essa questão cultural, onde eles assistem filmes e reproduzem, aprendem a trabalhar em equipe e desenvolver novas habilidades”, ressaltou.
Disputas entre os 8°s e 9°s anos
No sábado, 15, dando continuidade ao Campeonato Interno de Robótica, foi a vez dos alunos dos 8°s e 9°s anos participarem das disputas, que integram as atividades da Gincana Geek, supervisionadas pela coordenadora das turmas, Giovana Péterle. A Gincana Geek foi iniciada no início deste mês com a competição dos jogos eletrônicos League of Legends (LoL) e Counter Strike (CS), e se encerra no próximo dia 22, sábado, com um dia inteiro de atividades ligadas ao mundo da tecnologia e dos jogos.
“Além da robótica educacional, onde os estudantes participaram de um campeonato para mostrar seus conhecimentos sobre o tema, também trouxemos durante o dia algumas atividades recreativas que mostram um pouco do que vai ser a nossa Gincana Geek, no dia 22. Já trabalhamos com essa temática há alguns anos e percebemos que, a cada edição, temos um maior número de alunos engajados no projeto, por se tratar de uma temática muito popular entre eles”, explica o professor de Robótica e um dos organizadores da gincana, Marllon Douglas.
Os alunos também participaram, ao longo do dia, de outras disputas de jogos, como Fifa 2018, Just Dance, de simuladores virtuais e competições de Cosplay, atividade onde se fantasiaram de personagens fictícios da cultura pop.
A aluna Thainá Nissink, do 9° ano A, participou do evento fazendo Cosplay da Rainha Má, personagem do filme Branca de Neve e os Sete anões. ” Além de promover um dia de muita descontração, onde podemos fazer diversas coisas que gostamos e ainda participar das etapas da gincana, o evento permite que a gente represente diversas personagens. Eu escolhi a Rainha Má, porque gosto muito do filme”, afirmou.
Renato de Souza Leite Barros, estudante no 9° ano E, falou sobre a importância das atividades não só para a diversão, mas também para o aprendizado. “Os jogos ensinam muito também. Por exemplo, o Just Dance traz a dança, a importância de se exercitar, afinal muita gente acha os jogos eletrônicos muito parados. Também gosto muito do Cosplay, onde podemos reproduzir personagens diversos, seja de filmes, de quadrinhos japoneses. Enfim, é um dia muito divertido”, complementou.
Os resultados serão divulgados em breve. Enquanto isso, confira um pouco do que rolou nos dois dias de atividades!