Nos dias 21 e 22 de novembro, o Centro de Excelência Master realizou a vernissage “Gravuras e o Universo Infantil”, um evento que envolveu os alunos da Educação Infantil em uma jornada de descobertas artísticas. Sob a coordenação do Professor de Artes Rogers Nascimento, juntamente com os auxiliares Edna Carvalho e o professor Rubens Fontes, que é o responsável pela Horta e Fazendinha Master e é um artista muito talentoso na técnica da serigrafia.

A exposição apresentou os resultados das atividades de criação e impressão que incentivaram as crianças a explorar suas habilidades motoras, criativas e cognitivas, sempre alinhadas às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

As atividades de impressão e gravura, realizadas pelos alunos de diferentes faixas etárias, trouxeram à tona a importância da arte no desenvolvimento integral das crianças. Cada técnica, como o carimbo com os pés no Maternal I, a impressão com bolinhas de gude no Maternal II, e a impressão botânica no 1º ano, ofereceu uma abordagem sensorial única, estimulando o desenvolvimento motor, a coordenação e a expressão emocional.

Atividades Artísticas e o Desenvolvimento Integral

No Maternal I, a técnica de carimbo com os pés foi um sucesso entre os pequenos. Utilizando as solas dos pés como “carimbos”, as crianças experimentaram a sensação tátil da tinta, desenvolvendo habilidades motoras, percepção espacial e criatividade. A atividade não apenas estimulou a expressão artística, mas também proporcionou um momento lúdico e sensorial, onde as crianças puderam descobrir o prazer de criar com o corpo.

No Maternal II, a impressão com bolinhas de gude e papelão levou as crianças a explorar o movimento e as direções de forma divertida. Ao rolar as bolinhas de gude cobertas de tinta dentro de uma caixa, os alunos criaram padrões únicos, ampliando seu entendimento sobre cores, formas e o conceito de causa e efeito. A atividade também favoreceu a coordenação motora e o engajamento sensorial.

No Infantil I, a técnica do carimbo foi utilizada para criar padrões repetitivos com diferentes formas e figuras. A interação com materiais como borrachas e esponjas ajudou as crianças a explorar a composição e o uso de cores, estimulando não apenas a criatividade, mas também a percepção de padrões e a repetição, habilidades essenciais para o desenvolvimento cognitivo.

Para os alunos do Infantil II, a técnica de serigrafia foi introduzida de forma simples e interativa. A experiência de imprimir imagens por meio de uma tela vazada possibilitou que as crianças explorassem formas, cores e padrões de maneira acessível e divertida. A serigrafia, além de trabalhar habilidades motoras, também incentivou o trabalho em grupo e a cooperação.

No Infantil III, a isogravura foi a técnica escolhida para proporcionar uma experiência criativa e divertida. As crianças esculpiram formas simples em isopor, entintaram suas criações e transferiram para o papel. A prática estimulou a criatividade, o pensamento crítico e a percepção espacial, ao mesmo tempo em que promoveu a compreensão do processo de criação de imagens.

Por fim, os alunos do 1º ano exploraram a impressão botânica, utilizando folhas e flores naturais para criar imagens. Esta atividade conectou as crianças com a natureza, incentivando a observação e o cuidado com o meio ambiente, além de fortalecer habilidades cognitivas e emocionais.

Arte como Ferramenta de Aprendizagem e Desenvolvimento Social

As práticas artísticas realizadas durante o evento alinham-se com os princípios da BNCC, que valoriza a arte como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento integral das crianças. As atividades não apenas incentivaram a expressão pessoal e a criatividade, mas também proporcionaram uma experiência significativa para o desenvolvimento socioemocional, o trabalho em grupo e a apreciação pela diversidade cultural.

O coordenador da exposição, Professor Rogers Nascimento, ressalta: “Essas experiências artísticas são fundamentais para que as crianças desenvolvam a autoconfiança e a sensibilidade, além de favorecerem o aprendizado lúdico, onde cada atividade se torna uma oportunidade de descoberta e crescimento.”, finalizou.