Com o fim do ano letivo para as turmas dos 9ºs anos, é chegada a hora de enfrentar um novo desafio, repleto de novidades e mudanças: a chegada ao Ensino Médio.
Para tornar o processo mais leve e manter os estudantes informados, sobretudo, acerca das mudanças com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio, os estudantes participaram de um bate-papo com os coordenadores Anderson Peixoto (Ensino Médio) e Giovanna Péterle (8ºs e 9ºs do Fundamental II), na última quarta-feira, 24.
O objetivo da ação em sala de aula é orientar os estudantes, para que não haja ansiedade e insegurança a respeito da transição pela qual eles estão passando.”Com isso, nós mostramos que não há uma ruptura, mas sim uma continuidade, e neste processo não só a parte pedagógica atua, mas as psicólogas também. É muito importante promover esse acolhimento através do acolhimento e do esclarecimento, tirando as dúvidas e eliminando possíveis angústias”, explicou Giovanna.
Novo Ensino MédioNa ocasião, o coordenador do Ensino Médio conversou com os estudantes sobre as principais mudanças que chegam com a transição para o Ensino Médio e com as novas orientações da BNCC.
Antes, 100% da carga horário era composta integralmente por disciplinas obrigatórias. Com a modificação, 60% da carga horária seguem sendo de conteúdos obrigatórios (Linguagens, Ciência da Natureza, Ciências Humanas e Matemática) e 40% seguirão um percurso normativo flexível, a ser escolhido pelo aluno, entre as áreas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
“Na prática, o Master já trabalha com muitas das novas exigências da BNCC, então as mudanças serão poucas, é mais uma questão de adequação. Então, é de extrema importância manter os estudantes informados sobre as mudanças e mostrar, também, que estamos sempre por perto, para acolhê-los e tirar as futuras dúvidas que venham a surgir também. Isso traz mais conforto e acalma os estudantes neste processo”, complementou Peixoto.