A temporada de forró começou aqui no Master! No último sábado, 25, os alunos dos 6ºs e 7ºs anos do Ensino Fundamental II deram início a época mais animada do Nordeste, com a realização da tradicional festa junina das turmas na Área de Convivência.
A edição deste ano trouxe como tema o ‘São João do Master, do Nordeste para o Mundo’, que fez um traçado pela história dos festejos juninos e, principalmente, das quadrilhas. O homenageado da festa foi o poeta, dramaturgo e ator inglês, William Shakespeare.
A festa misturou ritmos com o Cordel Dançado de Romeu e Julieta, o gingado da Capoeira, a Quadrilha Francesa, os Astros da Mídia, o autêntico forró com a turma da quadrilha Pega Fogo do Nordeste, que uniu os estudantes, cheia de animação e forró, ao som de um tradicional Trio Pé de Serra.
“Eu gostei muito do tema abordado esse ano pela escola, por dois motivos. Primeiro porque valoriza a cultura nordestina e também porque a gente aprende muito durante os preparativos. No meu caso, que sou da quadrilha Pega Fogo do Nordeste, estou representando as origens do forró e o São João aqui no Brasil”, ressaltou a aluna do 6ºB, Júlia Delfina Nogueira Oliveira.
A coordenadora das turmas, Conceição Hora, explicou os motivos da escolha da temática deste ano. “Resolvemos destacar a dança junina através de sua história e evolução ao longo dos anos. Para isso, também homenageamos Shakespeare, trazendo a mistura entre o cordel e a intensa história de Romeu e Julieta, a capoeira e, claro, o autêntico forró nordestino. Estes temas são sugerimos pela nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e por isso decidimos abordá-los desta vez”, afirmou.
A festa traz, além da animação e celebração da cultura do Nordeste, um caráter social e beneficente. Isso porque cada aluno fica responsável por levar um prato – típico ou não – que é comercializado durante o evento para os pais e convidados. A renda desta ação é toda revertida para instituições sociais que realizam trabalhos com comunidades carentes.
O aluno Pedro Henrique Sobral Matos (7ºD), integrante da elegante Quadrilha Francesa, falou sobre a importância de unir diversão e solidariedade num só evento. “Nossa festa junina está muito bacana porque une várias culturas e permite que a gente aprenda um pouco sobre cada uma delas. Além disso, a gente também ajuda o próximo com a venda dos lanches que trazemos”, complementou.
Confira os cliques da festa!