Quais são os fatores que diferenciam os alunos Master? Como se explica, ano após ano, a escola aprovar uma enorme quantidade de alunos em instituições de ensino superior? A resposta mais simples e rápida é dada em apenas uma palavra: preparação. A preparação vai muito além de uma base curricular fortalecida. Nesta equação vitoriosa, a saúde física e mental também tem lugar.
No último dia 24, alguns dias após o Carnaval, os alunos das 3ª Séries do Ensino Médio, Assistentes e Pré-vestibulares, fizeram o 1º Simulado Enem Master, preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio, cujas provas serão aplicadas nos dias três e 10 de novembro de 2024. De forma antecipada e ainda no primeiro trimestre do ano, os estudantes já testam seus conhecimentos, ajustam a rota e podem focar em uma matéria que precise de mais atenção, de acordo com o objetivo final. O coordenador das 3ª Séries do Ensino Médio, Assistentes e Pré-vestibulares,
Anderson Peixoto explica como funciona esse processo durante todo o ano. “As provas mais importantes que os alunos farão ao longo do ano não são necessariamente os vestibulares ou o próprio ENEM, mas sim os simulados, porque são os simulados que vão trazer para os nossos alunos a certeza do andamento da preparação, trazendo as técnicas trabalhadas e mensurando como estão naquele momento, em relação à prova e no que é necessário fazer um determinado refinamento. Após cada simulado nós geramos um relatório para que possamos juntos entender em que pé aquele aluno está. Em nossa programação, existem nove simulados, fazendo com que os alunos tenham de um a dois simulados por mês. Dentro da preparação, fazer provas é tão importante quanto o assistir aula e o estudo propriamente dito. O diferencial dos nossos alunos é a cultura de estudo criada aqui, trabalhada desde os anos iniciais, não somente com as avaliações da escola, como também as avaliações externas, a exemplo das olimpíadas do conhecimento”, disse o coordenador
A segunda variável para o sucesso desta equação é a saúde mental. Ela desempenha um papel crucial no desempenho acadêmico dos alunos, já que o estresse, a ansiedade e outros problemas emocionais podem impactar negativamente na capacidade de concentração. No Colégio Master, dia após dia, os alunos são acompanhados por uma equipe direcionada, que realiza atividades a fim de preparar os alunos para os desafios que vão enfrentar. De acordo com a psicóloga do Ensino Médio, Camila Barreto, os estudantes tem algumas demandas específicas que são trazidas e discutidas ao longo do ano. “As demandas dos alunos são parecidas em determinados aspectos, quando eles demostram dificuldade de gerenciar o tempo, por exemplo. A comparação com o colega ao lado e a sensação de incapacidade são questões com as quais trabalhamos sempre. O desafio é tirar os olhos do colega ao lado e focar em si mesmo. Por isso, aliar estudo e fortalecimento emocional tem uma importância gigante e é extremamente necessário a atenção do profissional da psicologia às questões e fatos sociais, além demandas particulares desses alunos”, explicou.
Para que a preparação seja trabalhada em sua totalidade, a prática de exercício físico também entra como fator preponderante. Estudos têm mostrado uma correlação positiva entre a prática regular de atividade física e o desenvolvimento acadêmico. O exercício físico não apenas melhora a saúde física, mas também tem benefícios cognitivos, como aumento da concentração, memória e função cerebral. De acordo com pesquisas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), adolescentes e jovens que praticam atividade física regularmente têm melhor desempenho em testes cognitivos e são mais propensos a ter bons resultados em exames acadêmicos como o ENEM. Levando em consideração esses fatores, o setor de Esportes e Educação Física do Colégio Master realiza ações em conjunto com a coordenação das 3ª Séries do Ensino Médio, Assistentes e Pré-vestibulares. O professor de futsal, Adonay Pimentel, explica como esse trabalho é realizado. “ A prática esportiva pode contribuir para aumentar a confiança dos alunos nas provas, pois o exercício físico regular está associado a benefícios cognitivos, redução do estresse e melhoria do bem-estar geral, o que pode refletir positivamente no desempenho e resultado dos estudantes. As atividades desenvolvidas para os alunos que estão na preparação para o vestibular são diversas. Além da educação física, temos futsal, vôlei, basquete, natação e as lutas”, pontuou.
Ao final de todo um ano de muito trabalho, dedicação e preparação de toda a escola em torno de um mesmo objetivo, os números volumosos de aprovações são esperados. Não como um passe de mágica, mas como resultado de um trabalho bem feito, consolidado e que se iniciou ainda nos primeiros dias do ano. E mais, os ganhos na integração de todos esses elementos na formação educacional de adolescentes e jovens auxiliam não só academicamente para o ENEM, mas estimulam o desenvolvimento de habilidades para a vida toda, como resiliência, disciplina e bem-estar emocional. Um resultado Master.