Alunos do Ensino Médio mobilizam-se e levam mais alegria às crianças do Gacc de Sergipe
Substantivo feminino que designa não só o reconhecimento da situação delicada de alguém, mas especialmente o ato de ajudar o próximo, a solidariedade não faz parte do currículo escolar brasileiro, mas é elemento essencial para a formação de cidadãos preocupados com as questões da sociedade em que estão inseridos. E aqui, no Master, esta é uma prática levada muito a sério.
Não por acaso, frequentemente, o professor de Biologia, Vitor Diniz, desenvolve atividades que estimulam o exercício da solidariedade entre nossos alunos, sem deixar de lado o conteúdo curricular da disciplina. Desta vez, o desafio proposto para os estudantes do Ensino Médio foi ajudar o Grupo de Apoio a Crianças com Câncer de Sergipe (Gacc-SE) a oferecer mais conforto e bem-estar a seus assistidos.
Para angariar recursos financeiros, os jovens e adolescentes colocaram à prova suas habilidades empreendedoras e artísticas e promoveram rifas, realizaram bazares e apresentaram performances musicais pelos corredores do Master em que pediram contribuições a professores, funcionários, diretores e colegas. Como resultado dessas ações, foram adquiridos vários filmes, gibis, mochilas e kits de higiene que, na tarde da última quinta-feira, 26, foram doados ao Gacc e às 53 crianças e adolescentes atendidos pela instituição. Além desses materiais, a instituição recebeu a doação de um aparelho de TV e um DVD player, doados pelo diretor Pedagógico dos ensinos Fundamental II e Médio, Demócrito Diniz.
“O mais gratificante é ver o engajamento dos alunos nessa ação que os tira da zona de conforto e os transporta para outra realidade. Este envolvimento é muito importante para a formação cidadã dos jovens”, destaca o idealizador da iniciativa, Vitor Diniz.
Experiências como essa têm despertado atitudes solidárias que vão além da compra e doação de produtos e transformam-se em gestos diários de carinho e atenção. Há um ano, esses sentimentos incentivaram a estudante do 2º ano E, Beatriz Fontes, a criar cadernos personalizados e doá-los a crianças e adolescentes. Ela recolhe as folhas que não foram utilizadas pelos colegas do Master, recorta as bordas, produz capas criativas e transforma o material que seria descartado em novos e belos cadernos decorados com adesivos, figurinhas e o que mais a sua imaginação permitir.
Suas mais recentes criações integraram o kit que Beatriz fez questão de montar para presentear a galerinha do Gacc. Giz de cera, ioiô, pelúcia e até mesmo bijouterias complementavam os kits, junto aos cadernos customizados. “Confeccionar os kits me faz um bem incrível. É muito gratificante poder ajudar as pessoas”, revela a jovem cidadã, que fez questão de acompanhar de perto a doação dos presentes arrecadados pelos colegas do Ensino Médio.
A diretora-presidente do Gacc, Elenilda Novaes, destaca que iniciativas como a do Master elevam a autoestima da garotada e ajudam na humanização do câncer infantojuvenil em Sergipe. “Percebemos o quanto as crianças ficam felizes. Muitas delas não têm um momento assim no dia a dia. Ações desse tipo amenizam a dor e o sofrimento das crianças, fazendo-as esquecer da doença por alguns minutos ou horas”, destaca.
Reconhecimento e, especialmente, a felicidade de quem recebe nosso carinho e atenção – expressa em cada sorriso, em cada olhar – preenchem de estímulos os corações de Beatriz, Vitor e de toda a família Master para que nos dediquemos a novas ações solidárias e, assim, possamos contribuir para a construção de uma nação cidadã.
O Gacc
Fundado em 21 de outubro de 1999, com o intuito de humanizar o tratamento do câncer infantojuvenil em Sergipe, o Gacc é uma instituição sem fins lucrativos que se mantém por meio da ajuda da sociedade e de algumas empresas. Hoje, a entidade atende a 54 crianças oriundas de todo o Estado de Sergipe e de cidades baianas, oferecendo apoio psicossocial.
Visite a sede do Gacc, localizada na Avenida Desembargador Maynard, 654, Bairro Cirurgia, em Aracaju, e conheça de perto o seu importante trabalho. A instituição aceita doações de alimentos, fraldas descartáveis, material de higiene, limpeza e conta com um programa de formação para quem pretende ingressar no voluntariado. Contribuições financeiras podem ser realizadas através do telemarketing pelo telefone |79| 3216-3737 ou pelo site gacc-se.org.br.
06/04/2015
{igallery id=8301|cid=41|pid=1|type=category|children=0|addlinks=0|tags=|limit=0}