O ritmo acelerado imposto no dia a dia e as preocupações com as disciplinas escolares, muitas vezes, acabam gerando certa ansiedade nos jovens. Para prevenir esse tipo de situação e garantir o bem-estar dos estudantes, o setor de Psicologia do Colégio Master desenvolve o projeto Acolha-se.

Iniciativa da psicóloga Isadora Lacerda, o objetivo é auxiliar os alunos dos 8ºs e 9ºs anos no aumento da concentração, foco e autoconhecimento. A ação utiliza técnicas de mindfulness, como o escaneamento corporal, ajudando a prestar atenção nas diversas sensações do corpo e, assim, estimulando uma conexão com si mesmo.

“Percebi que a ansiedade estava atrapalhando esses alunos no contexto escolar, até mesmo no desempenho deles com os estudos, por isso, surgiu a ideia do projeto. Eu explico a eles sobre ansiedade e, com técnicas simples de respiração, eles são estimulados a focar nas sensações e manter a atenção plena só no presente”, detalha a psicóloga.

A Força Master não se restringe apenas à sala de aula, abrange, também, a formação de cada indivíduo. “Essa atividade é importante não apenas para os resultados com nota na escola, é para a vida deles. É a regulação emocional. Sempre mostro aos alunos que todos nós somos solo, e meu papel é plantar a semente para que eles sigam regando as emoções”, explica Isadora.

 

Abraçoterapia

Quem também participa do Acolha-se é um personagem que mostra como um simples abraço pode mudar tudo: o Leal. Um grande pinguim de pelúcia, o mascote estimula as conexões emocionais através da ‘abraçoterapia’, levando acolhimento, leveza e sorrisos à rotina.

“Na natureza, o pinguim é um dos animais mais fiéis, ficando com seus companheiros e cuidando da família, por isso a escolha do bichinho. O nome vem da lealdade. Quanto mais leais e fiéis formos a nós mesmos, mais sucesso teremos em nossa vida”, avalia a psicóloga Isadora.