Com a mudança das aulas para o formato online, os estudantes, especialmente os mais novos, realizam todas as atividades sob a orientação da família, que, muitas vezes, também precisa de suporte. Para proporcionar esse apoio e fazer um acompanhamento de perto, embora virtual, o Setor de Psicologia da Educação Infantil do Colégio Master realiza o projeto “Eu te vejo, eu te percebo”.
A participação dos pais, mães e familiares na vida escolar dos alunos nunca esteve tão intensa como neste período, em que todos estão em casa. Mesmo quem não tinha intimidade com as práticas de ensino, agora precisa monitorar cada lição que seus pequenos desenvolvem e auxiliá-los com as tarefas escolares.
O projeto proporciona um encontro online, realizado quinzenalmente através de uma plataforma de comunicação ao vivo por vídeo. De acordo com a psicóloga Bruna Vasconcelos, responsável pelas turmas da Educação Infantil e 1ºs anos do Ensino Fundamental I, é um espaço de acolhimento mútuo para os familiares.
“A proposta convida tais cuidadores a um momento de compartilhamento, de escuta e fala, atenta às demandas que perpassam o contexto atual. Desse modo, as relações de respeito e de cuidado entre eles e a equipe escolar podem ser fortalecidas”, garante.
Segundo Bruna, a ideia foi elaborada para dar apoio a toda a comunidade escolar. “O projeto surgiu como uma iniciativa que pudesse ser ampliada para todos os integrantes que constituem a comunidade escolar Master. Trata-se de um caminho de acolhimento a partir da perspectiva da construção do vínculo empático entre adultos e crianças, entre famílias e escola”, explica.