A excelência nos estudos não é a única preocupação do Colégio Master com seus alunos, mas, também, formar cidadãos que respeitem o próximo e convivam bem em sociedade. Os alunos dos 6ºs anos do Ensino Fundamental I tiveram, nesta semana, um momento especial idealizado pelo Setor de Psicologia para aprender sobre interações sociais de uma forma leve e didática.
A partir da história infantil “A Missão das Ovelhinhas”, a psicóloga Miriam Barão levantou questões, fazendo uma reflexão sobre as diferenças. O livro trata sobre animais de diferentes espécies que viviam em um sítio, deixando claro aos leitores, ao final, o valor e utilidade de cada um deles. Usando esse enredo, Miriam abordou temas como inclusão, respeito, empatia e cuidado com o outro.
“Foi um momento de refletir a respeito da importância de cada um, considerando as qualidades, habilidades e valores humanos, além do cuidado com os colegas, amigos e professores, respeitando a individualidade e os limites de cada um”, conta.
Segundo a psicóloga, promover esse tipo de conscientização é fundamental, especialmente, para essa faixa etária. “É importante para todas as fases da vida, mas principalmente agora, que eles estão adquirindo mais autonomia na relação com colegas, pelas redes sociais, e muitos não têm maturidade suficiente ainda para lidar com determinadas conversas e atitudes. Às vezes, acabam expondo os colegas e, sem perceber, causando um dano a eles”, explica Miriam.