Como acontece em todos os anos letivos aqui do Master, o setor de Psicologia desenvolve uma temática para nortear o projeto socioemocional trabalhado nas turmas de Educação Infantil.

Para este ano de 2024, as ações girarão em torno da “História do Pepeu”, um personagem desenvolvido para dialogar com os pequenos estudantes a respeito das escolhas e emoções.

As atividades serão realizadas ao longo do ano letivo, dentro e fora de sala de aula, por meio das parcerias feitas com as áreas de Artes, Psicomotricidade, Cozinha Experimental, Hora do Conto, Inglês e Música.

Na história, Pepeu é narrado como um grande explorador e observador do seu redor. A psicóloga responsável pelo projeto, Bruna Vasconcelos, explica o papel do personagem para o aprendizado socioemocional dos estudantes.

“O projeto é um caminho que encontramos para ter mais acesso às famílias, às equipes e, em especial, aos alunos. O querido Pepeu, nosso protagonista, traz uma história com muitas curiosidades e surpresas. Uma delas é o retorno de personagens de projetos passados como o Ocapi, a Maju, o Dedeco e a árvore de borboletas, e o Pepeu vai ensiná-los a cuidarem mais uns dos outros”, destacou Bruna.

De acordo com a psicóloga, o principal conceito do projeto deste ano é mostrar como as escolhas e as emoções podem caminhar juntas de maneira saudável. “Queremos passar para as crianças também que quanto mais elas são respeitadas e amadas, mais podemos nos unir e nos amarmos. E a partir disso, vamos fazer as intervenções e parcerias com as equipes de sala de aula, equipes técnicas ao longo deste ano”, complementou.