As turmas da Educação Infantil se despediram do ano letivo de 2022 na última quarta-feira, 30, com a realização do tradicional Sarau Poético, logo no início da manhã. O tema escolhido para este ano foi ‘Cordel que conta, canta e encanta’.
O evento aconteceu na quadra do Complexo Esportivo Master, reunindo uma plateia de pais e familiares, com objetivo de prestigiar as apresentações dos pequenos estudantes. A abertura do Sarau Poético contou com a apresentação sempre emocionante do Coral do Master, que entoou grandes canções da música brasileira.
A diretora pedagógica, Vaneide Mitidieri, falou sobre a escolha do tema e também sobre a alegria de celebrar mais um encerramento de ano letivo, sobretudo de 2022, com a retomada dos eventos presenciais por completo.
“Esse ano estamos concluindo o ano letivo de 2022 com o tema do Cordel Encantando aqui no Master, trazendo a cultura nordestina. As crianças precisam ter isso sempre em mente, valorizando a nossa cultura acima de tudo. Há dois meses estamos trabalhando com eles para fazer esse encerramento lindo de 2022, já vislumbrando 2023”, complementou.
Apresentações
As turmas da Educação Infantil, divididas por séries, apresentaram números repletos de elementos culturais nordestinos, com caracterizações diversas, destacando a importância da cultura nordestina, por meio do cordel. Para isso, o evento contou a presença do cordelista Chiquinho do Além-Mar e do músico Paulinho Araújo, pai do aluno Gael Araújo, que participou da apresentação da turma do filho, com uma música autoral.
“Eu me senti muito feliz, foi um convite maravilhoso de participar desse encerramento, de trazer um pouco da poesia dentro do cordel, que é o tema central do encerramento desse ano da escola. Eu não trabalho com cordel, mas trabalho com composição, com música, então eu trouxe uma poesia minha, depois uma música autoral, e convidei meu filho pra fazer uma participação. É uma alegria imensa toda vez que eu canto junto com meu filho, ele só tem 3 anos de idade, vai fazer 4 anos que vem, e depois cantar com toda turma dele, fazer uma encenação, fiquei muito feliz” destacou Paulinho.
Paulo César Carvalho, pai do aluno Felipe Vigna Carvalho (Infantil II C), também ressaltou a importância do tema do Cordel, escolhido neste ano pela equipe pedagógica do Master.
“O tema do cordel foi muito bom, porque resgata a tradição nossa aqui, do Nordeste, e é interessante também ver a evolução da criança ao longo do tempo. No caso de Felipe, ele não participou do São João, não se sentiu confortável em participar, mas hoje foi um dos que mais se divertiu e foi importante para mim ter visto essa evolução dele, em relação a essa dinâmica de confraternização com os colegas e também trazendo, principalmente, a questão da tradição nossa, aqui do Nordeste”, complementou.
Mãe da pequena Ana Júlia, do Infantil I B, Viviane do Santos Sebastião destacou a evolução da filha ao longo do ano letivo e reflexo disso nas apresentações escolares. “É gratificante demais você ver a evolução da criança desde quando inicia aqui. Esse é o primeiro ano na escola e ver essa evolução dela falando, já se apresentando sem chorar e o desempenho da equipe da escola em torná-los cada vez mais independentes”, acrescentou.
Confira os registros do Sarau Poético da Educação Infantil!