Com uma proposta pedagógica inovadora e prática, a Sala Maker do Centro de Excelência Master finaliza o primeiro semestre de 2025 com um saldo positivo de aprendizado, experiências concretas e desenvolvimento de habilidades fundamentais para os estudantes. Coordenada pela professora Tatiana Aquino, a Sala Maker tem se consolidado como um espaço em que os alunos são protagonistas do conhecimento, experimentando soluções e colocando a mão na massa desde os primeiros anos do Ensino Fundamental.

Ao longo dos meses, as turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental mergulharam em projetos que integraram tecnologia, sustentabilidade, cultura e vivências do cotidiano. De forma progressiva, cada série desenvolveu atividades específicas, que conectam teoria e prática por meio de construções criativas e interativas.

No 1º Ano , os estudantes conheceram as ferramentas da sala, aprendendo sobre sua função, manuseio responsável e aplicação. Construíram maletas e estantes organizadoras para parafusos, porcas e arruelas, além de brinquedos giratórios como ioiôs e peões — um resgate afetivo das brincadeiras tradicionais, que também estimula a coordenação motora.

O 2º Ano explorou o projeto “Nascer do Sol”, com a construção de um globo terrestre que gira ao redor de uma lâmpada simbolizando o sol. O trabalho proporcionou uma introdução lúdica à astronomia e à compreensão do universo.

Já no 3º Ano, o tema foi meteorologia. Inspiradas pelo projeto “Choveu na Minha Escola”, as crianças construíram instrumentos como birutas, anemômetros e cata-ventos, que permitiram observar a ação dos ventos e a intensidade das chuvas. Tudo isso com base na observação e no reconhecimento de objetos presentes na realidade ao redor deles.

No 4º Ano, a proposta girou em torno da mobilidade e da automação, com a criação de pequenos veículos inspirados no conceito de delivery. Os alunos desenvolveram caixas com rodas e motores, utilizando pregadores como botões para controlar o movimento. A atividade também serviu de base para compreender conceitos de eletricidade, polaridade, montagem de circuitos e direção.

Encerrando o ciclo do semestre, os alunos do 5º Ano participaram do projeto “Nossa Água”, com foco na conscientização ambiental. Após refletirem sobre os impactos da poluição nos rios e oceanos, as crianças foram desafiadas a construir embarcações flutuantes com cestinhas coletoras de lixo. Utilizando motores e hélices, testaram seus protótipos na piscina da escola. “Além de pensar em soluções, eles aprenderam sobre os materiais que podem molhar, a importância de preservar e, principalmente, que pequenas atitudes fazem diferença no mundo”, contou a professora Tatiana.

Mais do que entregar resultados prontos, a Sala Maker proporcionou um ambiente de exploração, reflexão e descoberta, em que os alunos erram, tentam de novo, adaptam estratégias e se surpreendem com o que são capazes de criar.

“A ideia é justamente essa: provocar o olhar investigativo, valorizar o processo e permitir que eles encontrem suas próprias soluções. Cada projeto parte de algo real, próximo deles, e se transforma em uma construção significativa que leva para a vida”, disse a professora da Sala Maker, Tatiana Aquino.

A expectativa é de que o segundo semestre traga novos desafios, mais invenções e, claro, ainda mais entusiasmo por parte dos pequenos criadores do Master.