A fase da escolha profissional é marcada por dúvidas e indecisão, sobretudo no período da adolescência.
Muitos são os questionamentos que surgem na hora de tomar esta importante definição: qual profissão escolher? Como reconhecer os talentos e habilidades?
Buscando contribuir com a preparação emocional dos estudantes durante esse processo, o Colégio Master realiza, ao longo do ano letivo, diversas ações que oferecem suporte à decisão do aluno, além do acompanhamento psicológico e dos projetos pedagógicos já realizados de forma constante junto ao setor de Psicologia.
Um deles é o projeto ‘Rotas e Discursos’, que acontece há quatro anos e reúne profissionais de diversas áreas e estudantes numa mesa redonda, com o objetivo de esclarecer dúvidas e responder aos principais questionamentos dos jovens do Ensino Médio, sob supervisão da psicóloga do Ensino Médio, Lavínia Andrade.
Neste ano, a 4ª edição do ‘Rotas e Discursos’ aconteceu na última segunda-feira (25), no auditório do Master. O evento abordou temas relacionados às profissões das áreas de Direito, Saúde e Empreendedorismo, com a presença de profissionais de diversos segmentos de cada profissão.
Para a edição de 2019, a organização do evento também incluiu a participação dos 9ºs anos do Fundamental II, para que eles já possam se familiarizar com a temática. Para a psicóloga responsável pelas turmas dos 8ºs e 9ºs anos, Isadora Lacerda, a inclusão destes estudantes no projeto é benéfica por diversos motivos.
“Neste ano, inovamos ao inserir, também, os alunos dos 9ºs anos, já que o projeto já existe, nada melhor do que permitir a participação deles, para que eles possam começar a ter acesso às informações e iniciar a escolha profissional com calma e menos ansiedade”, ressaltou.
Mesas de discussão
Para discutir questões relacionadas ao curso de Direito, o Master convidou a magistrada Cristiane Ribeiro; o promotor de Justiça, Julival Rebouças; o corregedor-geral da Advocacia Geral do Estado (AGE), Samuel Alves; e o defensor público, Sérgio Morais.
Já para falar sobre Empreendedorismo, a mesa redonda foi composta pelos empreendedores Breno Oliveira (Il Sordo), Luciana Braga (Casa Essentia) e Beatriz e Roberta Amora (Studio Wave). Roberta elogiou a iniciativa o Master e falou da importância de tratar do tema no ambiente escolar.
“É um tema importantíssimo, afinal empreendedorismo é algo que o profissional vai exercer em qualquer área que ele escolher. Ser empreendedor é ser inquieto e sempre inovar e em muitas profissões os estudantes irão utilizar. Enquanto negócio, ser empreendedor é querer que suas ideias sirvam para ajudar as pessoas, para resolver problemas e trazer soluções. Foi uma ação muito bacana, onde pudemos tirar dúvidas dos alunos e falar sobre as coisas boas e a realidade do empreendedorismo”, afirmou.
E para esclarecer as dúvidas dos estudantes a respeito de carreiras de Saúde, o Master levou ao evento os profissionais Júlio Torres (ortopedista), Larisse Nascimento (fonoaudióloga), Maysa Vasconcelos (odontóloga) e Raquel Diniz (fisioterapeuta).
Importância
Aluno do pré-vestibular, Ryan Victor dos Santos destacou a importância do evento para que os estudantes possam conversar sobre áreas de atuação de cada profissão e tirar dúvidas. “A mesa de Direito me ajudou muito, pois é a profissão que eu quero seguir. Tinha dúvidas, por exemplo, em relação à importância da escolha da universidade, e os profissionais convidados me ajudaram bastante nesse quesito”, afirmou.
A fisioterapeuta Raquel Diniz, que participou do evento conversando com os estudantes acerca das áreas de atuação da profissão dela, também ressaltou a iniciativa do Master em oferecer suporte ao aluno nesse sentido. “Eu acho muito importante um evento como esse, afinal a escolha de uma profissão é algo sério. O aluno geralmente é muito jovem na hora de fazer essa escolha, então quanto mais ele se interessar e saber detalhes sobre cada profissão, irá tomar uma decisão consciente e segura”, complementou.
O corregedor-geral da Advocacia Geral do Estado (AGE), Samuel Alves, falou sobre sua experiência na área de Direito, bem como sobre a importância de fazer a escolha profissional certa. “Nós já fomos jovens e passamos pelo mesmo, sabemos que é um momento de muita incerteza. Então, fico muito feliz de poder dar essa contribuição, parabenizo a iniciativa do colégio, que é muito eficaz para o amadurecimento do aluno”, disse.