Realizada todos os anos, a gincana dos 6ºs e 7ºs anos do Fundamental II, junto ao também tradicional Campeonato de Robótica, se transformou neste ano na Robogin – um evento educativo e recreativo que animou as turmas dos adolescentes no dia 1º de novembro, aqui nas áreas do Master. 

A Robogin deste ano foi inspirada no Torneio de Robótica First Lego League (FLL), com a temática do City Shaper nesta edição, onde a equipe pedagógica propôs aos alunos a criação de projetos e auxílios para construir cidades cada vez melhores.  

“Para isso, eles aplicaram conceitos de STEAM na criação de projetos de inovação, desenvolveram e apresentaram projetos de inovação junto ao protótipo de cada projeto, construíram e programaram robôs para completar missões para a competição do campeonato de Robótica, sendo avaliados também com o design do robô”, explicou a professora de Robótica das turmas, Jacilone Alves. 

Ainda de acordo com a professora, as turmas vencedoras do campeonato de robótica foram os sétimos A, D e o sexto D.  

Atividades

Os alunos foram orientados a trabalhar em sintonia tendo como base valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Na ocasião, houve também a apresentação de projetos inovadores, bem como a apresentação de estantes sobre as temáticas de cada equipe. 

Para trazer mais diversão e atrativos aos alunos, além de promover integração e momentos de comemoração pela culminância do ano letivo, a parte recreativa da gincana contou com stands, dança da galinha, homenagem aos professores, melhor fantasia, grito de garra, pintura facial, game TikTok, Quiz das matérias curriculares e tarefa solidária.  

“Dessa forma, garantimos a diversão dos alunos junto ao nosso projeto pedagógico”, complementou a coordenadora das turmas, Ana Karla Hora. 

Participação dos estudantes 

Engajados nas atividades da robótica e da gincana, os alunos falaram um pouco a respeito das atividades propostas no evento. “A robótica em si não é a única coisa que tem no campeonato, mas é a preocupação maior. Para o robô, a parte mais difícil é a programação, e a gente enfrentou muitos problemas, mas conseguimos contornar. Os testes estão indo muito bem e a gente espera ter uma pontuação legal”, explicou o aluno Matheus Machado, do 7º D. 

A turma dele também apresentou um projeto inovador de reciclagem de cadernos usados. O aluno Paulo Roberto Fonseca Barbosa Filho explicou como se deu o processo de confecção dos novos cadernos. 

“O projeto busca pegar cadernos utilizados, utilizar suas folhas e espiral para criar novos cadernos e doar para as pessoas que não têm condições de comprar. A ideia é construir cidades mais limpas e inteligentes”, complementou. 

Gabriela Pelozo Nicoletti, do 7º E, falou sobre o estande da equipe dela, que trazia elementos alusivos à temática do filme Pantera Negra. “Como sabemos, ele vivia em Wakanda, uma cidade super evoluída, com pouquíssima poluição, muitas coisas a base de reciclagem e reuso, então focamos nessa ideia. Evolution veio do nome evolução, porque nós planejamos evoluir, melhorar. Em nosso estande utilizamos vários materiais recicláveis, o que não utilizarmos depois, bem como o dinheiro de patrocínio que não gastamos, vamos doar para instituições de caridade”, acrescentou. 

Confira os registros da Robogin 2022!