Na última sexta-feira, 16 de agosto, o Centro de Excelência Master promoveu mais uma empolgante edição do Campeonato de Robótica e Gincana, o Robogin. O evento, que envolveu alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais, foi um sucesso absoluto e proporcionou uma série de atividades envolventes que estimularam o raciocínio lógico, a resolução de problemas e a colaboração entre os participantes.

Este ano, o Robogin trouxe várias novidades além de uma proposta ainda mais dinâmica, conforme explicou Ana Karla, coordenadora dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais. “Os alunos se debruçaram sobre uma pesquisa teórica e prática, montaram maquetes, participaram de atividades de robótica e decoram seus estandes de acordo com o tema. Além disso, há tarefas culturais e surpresas típicas de gincana. A grande novidade deste ano é que o evento foi fechado, voltado exclusivamente para os alunos participantes, e criamos inúmeras categorias para que todos saíssem com troféus”, detalhou Ana Karla.

A competição foi marcada por um ambiente de respeito e parceria, com a avaliação não apenas do desempenho técnico, mas também do espírito colaborativo entre as equipes. Os estandes, decorados com temas criativos, foram uma das atrações principais, mostrando o talento e a imaginação dos alunos. Em 2024, o Robogin trouxe diversas inovações, incluindo ligas de robótica e novas categorias de premiação. As atividades também foram enriquecidas com elementos como uma lojinha geek e a decoração dos estandes, alinhadas com o conceito da First Lego League. A competição deste ano não só ampliou as oportunidades de aprendizado, mas também manteve a essência lúdica e colaborativa que caracteriza o campeonato.

Maria Costa, do 7º D, destacou a experiência positiva que o Robogin oferece: “Eu gosto muito do Robogin porque é uma experiência incrível. Montar os estandes e trabalhar com a robótica são partes muito divertidas. A dança da galinha também foi um ponto alto!”, afirmou.

“Foi muito legal ver nossa sala trabalhando junta, especialmente na decoração do estande. Todos se ajudaram e se divertiram bastante”, disse Maria Júlia Costa, sobre a colaboração da turma na organização do evento.

Já Mel Matos, ressaltou a importância do Robogin para a união da turma: “Nossa turma se uniu muito mais com o Robogin. A competição nos ajudou a trabalhar em equipe e a incentivar uns aos outros”, disse.

First Lego League (FLL)

O Robogin também serviu como uma preparação para o First Lego League (FLL). Jacilone Alves, professora de robótica, explicou que o Robogin incorpora elementos da FLL, ajudando a preparar os alunos para competições mais complexas. “O Robogin vai além da robótica, incentivando a competição amigável e o trabalho em equipe. Observamos os alunos que se destacam aqui e os convidamos para participar da FLL”, disse a professora.