A atenção com a saúde mental dos alunos é constante no cotidiano do Colégio Master, mesmo durante o período de aulas e atividades à distância. A psicóloga do Ensino Médio, Lavínia Andrade, vem buscando intensificar, através de dados científicos, as formas de suporte aos estudantes para garantir total apoio psicológico.
Em parceria com o professor universitário e doutor em Psicologia Elder Cerqueira, a psicóloga está realizando uma pesquisa sobre estratégias de regulação emocional, voltada especificamente para estudantes do Ensino Médio. A ideia do estudo, que tem como foco jovens de 14 a 24 anos, é contribuir com dados que possam identificar formas de lidar com problemas que, possivelmente, se desenvolvam durante o período de distanciamento social.
De acordo com Lavínia, o novo cenário sem aulas presenciais e atividades coletivas nas escolas pode desencadear alguns transtornos, como ansiedade e depressão. A pesquisa pode contribuir para melhorar ainda mais a qualidade do atendimento dado aos estudantes.
“O que está acontecendo é algo novo. Não há material na literatura relacionado a isso, então precisamos conhecer esse fenômeno para atuar de forma científica. Um dos objetivos é conhecer como os nossos alunos estão funcionando neste momento, para que possamos traçar estratégias de atuação com eles quando esse período de isolamento acabar”, explica a psicóloga.
Através de um questionário sociodemográfico disponibilizado em plataforma digital, os alunos de 14 a 24 anos podem participar voluntariamente, de maneira anônima, respondendo algumas perguntas de múltipla escolha elaboradas pelos pesquisadores. Caso queira participar, clique para acessar o questionário: https://bit.ly/2YHrhgN.