A criatividade é uma habilidade fundamental que deve ser cultivada em todas as etapas de ensino. Com esse propósito, o Centro de Excelência Master lançou o projeto de Arte e Reciclagem, proporcionando aos alunos dos 6ºs e 7º anos do Ensino Fundamental Anos Finais a oportunidade de explorar sua imaginação de maneira inovadora e educativa.
Sob a orientação do professor de Artes Milton Coelho, os estudantes se engajaram na criação de esculturas e instrumentos musicais utilizando a técnica chamada Assemblage, uma forma contemporânea de arte que envolve a combinação de diferentes materiais. “Essa forma de fazer arte está presente na história da humanidade. Se você pegar uma máscara africana, por exemplo, ela é uma escultura feita em técnica mista,” explicou o professor.
A professora de Artes do Ensino Fundamental Anos Finais, Andrea Ferreira, destacou a conexão entre arte e meio ambiente, essencial para os alunos compreenderem a importância da sustentabilidade. “Os alunos do 6º e 7º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais, nessa última unidade, trabalharam arte e reciclagem. Eles viram vários conceitos, estudaram diferentes artistas que têm como principal objeto de trabalho materiais recicláveis. Desse modo, eles puderam ver a relação da arte com o meio ambiente. E de forma divertida, eles desenvolveram trabalhos na criação de instrumentos musicais e esculturas,” compartilhou Andrea.
A professora ainda complementa “Acredito que eles colocaram em prática toda aquela vivência que até então era só ouvida, mas eles botaram a mão na massa, e os trabalhos foram perfeitos,” completou.
O objetivo da atividade foi incentivar os alunos a criar obras artísticas a partir de materiais recicláveis do cotidiano. “Os alunos observavam objetos que seriam descartados e, a partir disso, faziam a leitura do objeto, transformando-o em esculturas ou instrumentos musicais,” adicionou Milton. Durante o processo, foram criadas variadas peças, desde arquiteturas como prédios e navios até pequenos robôs. Na parte musical, a percussão foi um dos destaques mais notáveis da exposição.
A mostra dos trabalhos, organizada na biblioteca da escola, ficará em exibição até o final de outubro.