As turmas dos 8ºs e 9ºs anos participaram no último sábado, 1º de setembro, do primeiro dia da Gincana Geek de 2023. Ao longo de todo o dia, os estudantes interagiram em diversas atividades propostas, como o quiz, as tarefas surpresas, a tarefa pet solidário, o divertido cosplay, além do tão esperado campeonato de Robótica!
A Gincana foi iniciada com a prova pet solidário, que contabilizou as rações para cães e gatos arrecadadas pelas turmas ao longo das últimas semanas, através de diversas campanhas.
“Nos dedicamos muito na prova pet solidário, foi um trabalho em equipe que rendeu esse resultado incrível, mais de duas toneladas de ração. Foram rifas, doações, campanha na internet, em casa, com os amigos. Valeu muito a pena, pois a causa animal é muito importante”, destacou a representante do 8ºD, Lara Martins, turma vencedora desta prova.
As doações arrecadadas pelas turmas de 8ºs anos serão revertidas para a Adasfa e as dos 9ºs anos serão direcionadas às outras instituições sociais voltadas aos animais. A presidente da instituição esteve na Gincana Geek para receber os insumos e agradeceu o apoio constante do Master.
“O Master é um grande parceiro, os alunos estão sempre buscando formas de nos ajudar com doações. Também realizamos recentemente a feira de adoção aqui. Enfim, são contribuições muito valiosas para a continuidade do nosso trabalho, que hoje atende entre 450 a 500 cães e 500 gatos”, explicou Maria Antônia.
Provas
Logo depois, os jovens participaram da etapa de conhecimentos específicos/prova pedagógica, seguido pelo campeonato de Fifa e pebolim. Encerrando a manhã de provas, as equipes apresentaram o projeto de pesquisa de Robótica e a tarefa surpresa, que foi um campeonato de desenho livre.
No turno da tarde, aconteceu a aguardada tarefa de desfile do cosplay, que sempre promove uma verdadeira euforia nos alunos, que se engajam em produções impecáveis com objetivo se destacarem na competição.
A aluna Alice da Costa, do 9º A, interpretou a personagem Rey, da saga Star Wars e explicou como foi sua preparação. “Foi um trabalho em equipe mesmo para escolhermos a personagem e definirmos a caracterização. Tivemos que ir ao centro comprar os tecidos e montar toda a produção. A correria foi grande, mas deu tudo certo”, disse.
A coordenadora das turmas e responsável pela Gincana Geek, Giovanna Péterle, destacou o sucesso de mais uma edição.
“Os estudantes realmente se dedicaram em todas as provas. A campanha solidária foi muito boa, eles arrecadaram uma quantidade muito significativa, entendendo o real sentido da ação. O campeonato de robótica sempre com inovações e esse ano trouxemos a apresentação dos projetos de pesquisa também, os cosplays lindos e muito profissionais, turmas animadas, torcidas engajadas. No dia 30 teremos a segunda e última parte da gincana, com mais diversão ainda, brincadeiras com água, dança e muito mais”, destacou Giovanna.
Campeonato de Robótica
O Campeonato de Robótica iniciou pela manhã, com a fase de testes das equipes e a apresentação do projeto de pesquisa. A aluna Fernanda Ramos (8º E) apresentou junto ao seu grupo um projeto de pesquisa que trata sobre problemas e soluções do trânsito em Sergipe.
“Nós focamos na parte das obras públicas atrasadas e paradas, que geram transtornos para os motoristas. Foi um trabalho muito legal de fazer, estou feliz em participar da Gincana Geek, não só nessa parte, mas também no quiz”, destacou.
No turno da tarde, aconteceram as disputas entre as turmas, supervisionadas pelos professores de Robótica do Master, Jacilone Souza, Sâmela Duarte e Marllon Douglas.
“O campeonato interno é uma forma de nossos alunos experimentarem um pouco do que é a competição da FLL. Eles criam seus robôs e os programam para que realizem as missões propostas pela temporada da FLL, que esse ano foi a Super Pawered. As equipes de alunos treinam por duas semanas para conseguirem dar um show no dia do campeonato”, explicou Sâmela, professora dos 8ºs e 9ºs anos.
Ela também destacou o aprimoramento e dedicação dos estudantes aos projetos, além do desenvolvimento de novas habilidades importantes na disciplina, como as frustrações, concentração, precisão e trabalho em equipe.
“Esse ano pude observar equipes bem concentradas e capacitadas. Esse ano também implementamos a parte do projeto de pesquisa e foi muito bom ver os alunos buscando soluções para problemas da nossa sociedade. Além disso, abriu portas para que mais alunos pudessem ser inseridos no campeonato, revelando a importância de outras habilidades como comunicação, pesquisa e criatividade”, complementou Sâmela.
Confira os registros do primeiro dia da Gincana Geek 2023!