Os estudantes do Centro de Excelência Master, selecionados para participar do Campeonato de Robótica First Lego League (FLL), em São Paulo, estão na fase final de preparação para apresentar seus projetos em São Paulo, neste mês de fevereiro.
Com a temática do evento voltada à Energia, os alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais, divididos nas equipes Shield e Jarvis, desenvolveram projetos inovadores para o setor, com suporte dos professores de Robótica da escola, Marllon Douglas, Sâmela Duarte e Jacilone Alves.
Além dos projetos de inovação, eles também produziram robôs para solucionar missões propostas pela Lego e desenvolveram diversas ações para avaliação do Core Values, que estimula o comportamento em equipe e atividades conjuntas.
O grupo Shield elaborou um protótipo que traz como objetivo gerar energia eólica e solar, com movimentação inteligente, que permite melhor produtividade e gasto enérgico, com a vantagem de baixo custo e manutenção.
Projetos
A Placa Girassol, como foi intitulada pelos alunos, traz como diferencial um sensor para captação de raios solares, com dois motores. “Atentos ao crescimento da energia solar no Brasil e no Nordeste, desenvolvemos uma pesquisa com diversos dados sobre o tema e identificamos que esse seria um projeto inédito. A ideia é que a placa possa ser implantada entre as turbinas eólicas”, explicou uma das integrantes, Marina Mascarenhas (9º ano A).
Já a equipe Jarvis traz à tona outro tema igualmente importante quando o assunto é Energia: furto de energia, também conhecido como “gato”. O projeto de pesquisa do grupo faz um panorama dos riscos desta prática ilegal, além dos acidentes que podem ser causados e do prejuízo em diversos aspectos que o furto de energia pode causar.
Pensando em combater esse problema e, ao mesmo tempo, proteger a população dos acidentes, os estudantes desenvolveram um protótipo de sensor térmico, o PTC, por meio de postes de energia, para detectar o superaquecimento que ocorre nos casos de ligação indevida e desarmar o sistema, emitindo um aviso à concessionária de energia.
“Nossa ideia foi buscar aprimorar algo que já existe, trazendo de forma inovadora esse projeto, que tem como objetivo atuar em áreas periféricas, onde as ligações ilegais de energia ocorrem com maior frequência”, destacou o aluno Joaquim Pedro 9º D).
Sobre o Campeonato de Robótica FLL
No total, 19 estudantes do Master participarão do Campeonato de Robótica First Lego League (FLL), que será realizado nos dias 25 e 26 de fevereiro, em São Bernardo do Campo (SP). Os alunos estão em processo de preparação desde o mês de novembro do ano passado, quando foram selecionados para a competição.
O FLL é promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), com objetivo de desafiar estudantes de 9 a 16 anos a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna, por meio de temas pré-estabelecidos pela organização.
Os jovens, liderados por dois adultos, precisam trabalhar em sintonia tendo como base valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Para participar, os times devem ter de dois a dez integrantes, que podem estar associados a uma escola, um clube, uma organização ou simplesmente ser formado por um grupo de amigos.