Utilizar histórias fictícias para relacionar e compreender o mundo real. Esse é o principal objetivo do projeto Quarta Parede, que vem sendo desenvolvido através da disciplina de Robótica com as turmas dos 8ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental II do Colégio Master.
A expressão “quarta parede” é frequentemente usada no mundo das artes para se referir a uma espécie de barreira invisível que separa a vida real do universo imaginário. Nas obras de ficção, como peças de teatro, cinema, livros ou quadrinhos, quando há algum tipo de interação entre um personagem e o espectador, é dito que a parede foi “quebrada”.
Tendo os quadrinhos como aliado principal durante a aula, a atividade leva aos alunos discussões de aspectos importantes da sociedade e promove debates sobre o cotidiano a partir dos enredos e tramas contidos nas histórias, fazendo analogias com temas da atualidade e abordando valores sociais. Fã de HQ e da cultura geek, o professor Marllon Douglas encontrou uma forma criativa e divertida de usar isso durante as aulas e ‘quebrar a quarta parede’.
“A ideia era fazer com que o aluno estreitasse esse universo fictício do real, e começasse a perceber o que está ali, na ficção, seja quadrinhos, filmes, animes, associando com a vida, com o contexto histórico, questões sociais, filosóficas, morais e éticas”, explica o professor de Robótica.
O projeto já fazia parte do conteúdo da disciplina presencialmente e, agora, acontece online uma vez por semana, contando, também, com a participação de outros professores convidados. Para a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II, Giovanna Peterle, a metodologia é bastante construtiva. “A ideia é que possamos fazer aulas mais dinâmicas e motivadoras, saindo da forma tradicional. É importante trazer debates interessantes que possam enriquecer o nosso aluno”, afirma.