O projeto Tropa Olímpica do Master, que prepara e dá suporte aos estudantes que participam de olimpíadas de conhecimento, iniciou as atividades para este ano letivo de 2022.
Na última sexta-feira (04), aconteceu a entrega das medalhas e certificados para os estudantes que participaram da edição de 2021 da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) e Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA).
Na OBB, voltada aos alunos do Ensino Médio, o Master teve dois medalhistas, sendo um de Ouro e um de Prata, além de Menção Honrosa e Honra ao Mérito. Já na ONC, que abrange alunos do Fundamental II ao Ensino Médio, foram 15 medalhistas no total, sendo sete de Ouro, quatro de Prata e 4 de Bronze.
Na OBA, o Master conquistou 24 medalhas, com 11 estudantes que levaram o Ouro, sete de Prata e seis de bronze, para alunos do Fundamental II ao Ensino Médio.
Aulas preparatórias
Já no sábado (05), aconteceu o início das aulas preparatórias para os estudantes que desejam receber uma preparação mais específica para cada olimpíada, além de poder tirar dúvidas e receber suporte pedagógico para inscrições e participações nos campeonatos.
Aqui no Master, além dos coordenadores, os professores também participam ativamente das etapas da Tropa Olímpica e ficam responsáveis, de acordo com a disciplina lecionada, pela orientação aos estudantes acerca de determinada olimpíada ao longo de todo seu processo.
As aulas acontecem aos sábados, com foco na Olimpíada Canguru de Matemática, OBB e OBMEP. Os estudantes que têm interesse em participar as aulas e das olimpíadas, devem entrar em contato com as coordenações correspondentes para obter mais informações.
Acompanhamento
O Centro de Excelência Master prepara o estudante que deseja se aprofundar no universo das olimpíadas de conhecimento em todas as etapas, desde às inscrições, até mesmo ao acompanhamento de resultados e entrega de premiações.
Além disso, o Master também apoia a realização das competições, sediando algumas delas, quando solicitado previamente pela organização, a exemplo da Obmep de 2021, por exemplo.
Antes da pandemia da Covid-19, por muitas vezes os alunos participaram presencialmente de olimpíadas e premiações em outros estados. Após o ano de 2020, tanto as competições como as premiações têm acontecido de maneira remota e somente no segundo semestre de 2021, algumas delas retomaram o formato presencial.
Todo esse trabalho é feito numa parceria entre as coordenações, os professores responsáveis por cada olimpíada dentro da escola, e também pelo setor de Marketing.
“O projeto atua desde a inscrição nas olimpíadas, preparação, aplicação da prova em cada fase e entregas de certificados e medalhas. O colégio monta todo um cronograma de aulas preparatórias, onde o professor responsável, revisa, discute e tira todas as dúvidas dos alunos, referente ao conteúdo abordado por cada olimpíada. É um trabalho conjunto muito importante e que tem trazido resultados positivos e crescentes aos longo dos anos”, destacou Poliana Amorim, colaboradora que atua no suporte à Tropa Olímpica.
Sobre a Tropa Olímpica Master
Através da Tropa, que existe desde o ano de 2017, os alunos recebem suporte específico para as competições, com aulas voltadas à disciplina escolhida, além da resolução de questões.
O objetivo do Master é estimular, incentivar e preparar os alunos para estas importantes avaliações de conhecimento, que auxiliam não só pedagogicamente, mas oferecem também crescimento pessoal e proporciona novas experiências educacionais.
Ao longo dos últimos anos, o projeto tem trazido resultados positivos para os estudantes e para o Colégio Master, com destaques nas principais olimpíadas do Brasil, como a Olimpíada Nacional de Ciências, de Matemática, além de olimpíadas sergipanas e do Sistema Ari de Sá (SAS)!