Nascidos após o ano de 2010, a geração ALPHA tem em seu modo de vida algumas especificidades. Por já terem integrados em uma sociedade hiperconectada e com a tecnologia disponível na palma das mãos, essa geração tem diversas outras influências no processamento de informações e resolução de problemas, favorecendo a busca rápida por respostas prontas e uma menor tolerância à frustração. Entendendo esses aspectos do cotidiano, o Colégio Master desenvolve o Projeto Sala Maker, que trabalha habilidades como o estímulo ao pensamento crítico, e ao trabalho em coletividade.
Por meio do desenvolvimento de projetos físicos que contam com a manipulação de ferramentas e ações direcionadas do corpo pedagógico, os alunos dos anos iniciais vivenciam na prática a resolução de problemas, tão importante na formação de um cidadão global.
“Através da ludicidade, os alunos tem a possibilidade de aprender novas habilidades, de maneira colaborativa, desenvolvendo o papel de agente da sua própria educação. O Maker veio para trazer uma abordagem de aprendizagem diferenciada, onde o aluno vai despertar para capacidades diferentes”, explicou a professora do Projeto Maker Fabiana Góes
A professora ainda diz que através do projeto é possível trabalhar nas discussões inerentes à sociedade em que vivemos. “O aluno Master Maker vai ter uma vivência com ferramentas, soluções e vivências diversificadas, fazendo com que cada um deles perceba que o erro propriamente dito não é o fim, até porque, em nossa vida, as soluções encontradas e planejadas nem sempre serão as respostas. Com o Master Maker é possível se inserir nos desafios do século XXI”, finaliza.
Se por um lado o acesso indiscriminado à tecnologia pode contribuir para uma busca mais rápida nas respostas dos problemas diários, quando aliada a uma metodologia pedagógica agregadora, esses recursos fomentam a curiosidade, criatividade e capacidade de análise.