Os pais e responsáveis de alunos dos 8ºs e 9ºs anos tiveram um momento especial de acolhimento entre escola e família durante o projeto Diálogos e Conexões. Promovido pelo Setor de Psicologia do Ensino Fundamental II do Colégio Master, a reunião virtual levou aos familiares apoio sobre como lidar com os adolescentes em casa.

O projeto aconteceu pela primeira vez na sexta-feira, dia 10, e a intenção é que ele continue sendo realizado mensalmente para se configurar como mais um canal de suporte às famílias dos alunos. O objetivo é estreitar cada vez mais os laços entre a comunidade escolar, garantindo, assim, o desenvolvimento conjunto das relações e uma rede de apoio aos estudantes.

Segundo a psicóloga Isadora Lacerda, que idealizou o encontro, cuidar das famílias e torná-las personagens participantes da vida escolar dos alunos é fundamental e, como o nome do projeto já sugere, sem diálogo não existe conexão

“Sempre defendi que, antes mesmo de acolher os alunos, é preciso acolher as famílias. Só assim é que podemos evoluir no apoio aos nossos jovens. É preciso que os pais e mães, primeiro, compreendam seus próprios sentimentos para, assim, entender o que está acontecendo com seus filhos. A escola precisa estar próxima e conectada a essas famílias para que o trabalho seja alinhado”, garante Isadora.

Nesta primeira edição, a convidada para conversar com os familiares foi a psicóloga Milena Aragão, que também é doutora em Educação.A profissional abordou psicoeducação e neurociência, mostrando como funciona o emocional dos adolescentes, especialmente neste novo cenário, e como isso influencia diretamente na rotina de estudos.

“As emoções atuam como um sinal e elas têm total relação com o processo de aprendizagem. Memória, atenção, concentração, tudo isso está diretamente relacionado. Os jovens estão em um momento que estão mudando a forma de se relacionar com a educação”, disse, reforçando, ainda, a importância de iniciativas como as do Master. “Que bom que temos escolas que entendem isso e incluem nas suas atividades o gerenciamento emocional”, elogia Milena.

Quem também enalteceu a realização do projeto foi a mãe do aluno João Pedro Dantas, do 8ºA, Luciana Goes Freitas Dantas. “Adorei a iniciativa do Colégio Master e da psicóloga Isadora em nos trazer esse momento de acolhimento para aprendermos um pouco como lidar com os sentimentos vivenciados por nós e nossas crianças nesses dias que estamos vivendo”, ressalta Luciana.