O ano de 2024 foi marcante para os alunos do Projeto Maker do Centro de Excelência Master. Desenvolvido para estimular a criatividade, o raciocínio lógico e a colaboração, o projeto abrangeu turmas do Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, proporcionando experiências educativas práticas e inovadoras. Coordenado pela professora Tatiana de Aquino Lima, o Maker se consolidou como um espaço de construção de ideias e desenvolvimento de habilidades essenciais para o futuro.

Tatiana destacou o impacto transformador do projeto ao longo do ano: “Cada faixa etária teve propostas diferentes, mas sempre focamos na autonomia dos alunos, no trabalho em equipe e no senso de liderança. Eles aprenderam que podem criar, resolver problemas e até mesmo questionar padrões, trabalhando de formas criativas e únicas.”

Entre os projetos realizados, três ganharam destaque, demonstrando como a metodologia Maker conecta o aprendizado prático às vivências diárias dos alunos:

Casas dos Três Porquinhos (1º ano)

Inspirado no famoso conto infantil, os alunos construíram três tipos de casas usando materiais como argila e palha. “Eles se divertiram muito, especialmente ao trabalhar com argila, e aprenderam sobre resistência de materiais e diferentes tipos de construção”, destacou Tatiana.

Locomotiva (4º ano)

Os alunos criaram um pequeno trem de madeira, que percorre um trilho e utiliza um sensor para identificar sua passagem.

Borbulhas (3º ano)

Nesse projeto, os alunos desenvolveram uma máquina que cria bolhas de sabão. Primeiro, exploraram diferentes tipos de bolhas para entender suas características e, em seguida, construíram a máquina usando pilhas e motores, com uma hélice que mergulha na água com sabão.

**Transformações e Aprendizados**

Para Stéphane Izuíno de Jesus, auxiliar da sala Maker, a evolução das crianças ao longo do ano foi impressionante: “No começo, muitos eram tímidos e dependiam de orientação constante. Mas, ao longo do ano, eles ganharam autonomia e começaram a trabalhar em equipe com mais segurança. No final, já estavam propondo ideias e resolvendo problemas por conta própria.”

O Projeto Maker vai além de ensinar conteúdos teóricos, conectando-os à prática e estimulando a curiosidade e o protagonismo dos alunos. “Foi um ano incrível, em que cada projeto trouxe uma nova oportunidade para que os alunos mostrassem seu potencial criativo e colaborativo”, concluiu Tatiana.