No dia 10 de junho, o Centro de Excelência Master realizou mais uma etapa do seu Projeto Junino, dessa vez voltado aos estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental Anos Finais. A ação fez parte da proposta pedagógica de valorização e resgate das tradições culturais nordestinas, especialmente durante o mês de junho.
Em um cenário onde as culturas se encontram e se transformam rapidamente, o projeto surge como uma forma de reconectar os alunos com as raízes da nossa região. Através de atividades dinâmicas, lúdicas e criativas, os estudantes puderam vivenciar a cultura local de forma significativa e participativa.
“Muito mais que uma festa, o projeto junino vai além das danças e comidas típicas. Ele desenvolve nos alunos do Fundamental II habilidades como: trabalho em equipe, comunicação e expressão, organização e responsabilidade, além de criatividade e protagonismo. Tudo isso enquanto valorizam a cultura e aprendem de forma leve e significativa”, disse a coordenadora das turmas, Bárbara Aragão.
Entre os destaques do projeto, os alunos participaram de uma animada competição de decoração das salas de aula, caprichando nos detalhes típicos do São João, bandeirolas, balões, chapéus de palha, tecidos estampados e muita criatividade. A sala mais bonita será escolhida por votação entre os colaboradores do Master e, no retorno das aulas, os vencedores serão premiados com uma surpresa especial.
A programação também incluiu atividades interdisciplinares. Inspirados pela obra O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, os alunos mergulharam na literatura nordestina por meio das aulas de Gênero Textual, sob orientação da professora Renata Barbosa e da supervisora de língua portuguesa, Camila Mota, que também estão à frente do desenvolvimento do projeto. Durante os dias de evento, os alunos desenvolveram jogos matemáticos, se apresentaram nas quadrilhas e elegeram o rei e a rainha do milho.
A aluna Natália de Vasconcelos Paulineli, do 8º ano, destacou a importância da proposta pedagógica para o fortalecimento da identidade cultural: “Eu acho que é importante em todos os sentidos, até porque em todos os trabalhos que a gente fez, a gente representou muito tanto a nossa cidade, quanto o nosso estado, quanto todo o Nordeste e a cultura brasileira também. Esse projeto é muito bom pra essa disseminação da nossa cultura, pra gente falar sobre o que a gente tem de diferente. Em minha sala, principalmente, a gente pegou Aracaju, que é onde a gente mora, e descobrimos cada vez mais coisas novas sobre a nossa cidade. Eu acho uma experiência muito legal e muito inovadora pra todo mundo que trabalha.”
“A gente se sente muito honrado de participar, ajudar. Sempre buscamos estar presentes e colaborar com a nossa turma, que é maravilhosa. Amamos essa época de São João, desde a parte de organizar a sala com a nossa turma até preparar as comidas e as roupas que vamos usar nas apresentações. Esse clima de São João é muito bom para encerrar o semestre e iniciar as férias”, disseram Luna Cajé e Danilo Albuquerque, alunos do 9º ano.