Voltado para a Educação Infantil e para as turmas dos 1ºs anos do Fundamental I, o projeto ‘Eu te vejo, eu te percebo’, realizado pelo Setor de Psicologia do Colégio Master, promove acolhimento virtual em diversos aspectos para todos os integrantes que compõem a comunidade escolar: alunos, pais e equipe pedagógica.
“O projeto surgiu como uma iniciativa que pudesse ser ampliada para todos os integrantes que constituem a comunidade escolar. Desse modo, falar da intervenção ‘Eu te vejo, eu te percebo’ é trazer à tona o trabalho realizado com a equipe, com os pais e com as crianças. Trata-se de um caminho de acolhimento a partir da perspectiva da construção do vínculo empático entre adultos e crianças, entre famílias e escola”, explicou a psicóloga responsável pela ação, Bruna Vasconcelos.
No último mês de agosto, foi concluído o ciclo de atividades coletivas voltadas para os pais de alunos, com a edição intitulada ‘A importância de iniciar e finalizar ciclos de aprendizagem’.
“Foi um encontro de fechamento, encerrando essa temporada de cinco edições, porém os atendimentos aos pais continuam, só que de forma individualizada. O projeto consiste em uma roda de acolhimento entre cuidadores familiares do Master que, na plataforma virtual, podem trocar experiências e compartilhá-las a partir da minha mediação”, acrescentou Bruna.
A psicóloga também destacou o objetivo e a importância do projeto. “Com relação à vertente direcionada aos pais, a proposta convida tais cuidadores a um momento de compartilhamento, de escuta e fala atenta às demandas que perpassam o contexto atual. Desse modo, as relações de respeito e de cuidado entre eles e a equipe escolar podem ser fortalecidas”, ressaltou.
A partir do mês de setembro o projeto passa a atender, de forma coletiva, a equipe pedagógica sobretudo em relação às atividades junto aos alunos e sobre os principais desafios do ensino por meio de plataforma virtual.!