Os estudantes das turmas de Assistente e Pré-vestibular participaram, no dia 4 deste mês de abril, de uma aula especial do Projeto Enem, voltada ao conteúdo de Linguagens e Códigos, com a temática do ‘Preconceito racial do Brasil – da sociedade escravocrata às leis que criminalizam o racismo’.

A aula foi ministrada pelos professores Alessandro Andrade e Cristiano Silveira, com mediação do supervisor pedagógico e doutor em Direito Constitucional, Fernando Monteiro, e integra as ações do Programa de Educação para as Relações Étnico-raciais (ERER), implantado no Master neste ano.

“Nesta última edição, os professores Alessandro e Cristiano propuseram, no Projeto Enem, uma reflexão sobre a questão do racismo à luz do direito. Ao longo de duas horas, muito bem aproveitadas, foi feito um passeio pela literatura brasileira e pela evolução da legislação brasileira ao longo dos anos”, destacou Fernando Monteiro.

De acordo com o professor Cristiano, o objetivo foi mostrar aos alunos a formação do Brasil a partir do olhar do homem negro e de suas conquistas ao longo da história do Brasil. “Fizemos um traçado desde a escravidão, lei abolicionistas, tratamos desde o período colonial até a atualidade. Um passeio sobre esses direitos e essas conquistas que o negro consegue com muita luta”, explicou.

Projeto Enem

O Projeto Enem acontece às terças-feiras, com o objetivo de promover um estudo mais aprofundado das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É um momento onde os estudantes podem conhecer mais sobre a prova, suas características, bem como aprender estratégias de resolução e aprofundamento dos conteúdos abordados na avaliação.

Além disso, o Projeto Enem também busca trazer outras atividades, temáticas e diálogos aos estudantes. Frequentemente, o projeto recebe aulões especiais, contando também com profissionais convidados para aumentar a diversidade de assuntos.

“São ações que acontecem durante todo o ano, iniciadas em fevereiro. Nessa última terça, foi uma programação especial, com tema sugerido pelos professores e a ideia de trazer o debate para os estudantes do Assistente e do Pré”, complementou o coordenador das turmas, Anderson Peixoto.

Sobre o ERER

O Programa ERER, voltado à promoção da educação antirracista, tem como objetivo de trazer a temática para a pauta das discussões entre professores, colaboradores, pais e alunos, para promover equidade dentro e fora de sala de aula, além de combater ativamente todo e qualquer tipo de expressão de preconceito e enaltecer a contribuição histórica africana na formação do Brasil sob diversos aspectos.