Todos os anos, o setor de Psicologia, em parceria com a coordenação pedagógica da Educação Infantil, desenvolve um projeto coletivo temático e interdisciplinar. Para este ano letivo de 2021, a história desenvolvida para ser trabalhada junto às crianças é ‘Maju, a menina do coração gigante’.
Escrita pela psicóloga responsável pelas turmas, Bruna Vasconcelos, a narrativa gira em torno da menina Maju, que como o próprio título diz, tem um coração gigante, mas acha que não há espaço no mundo para os sentimentos dela.
“Várias coisas acontecem na história – e eu não vou contar por enquanto, pois quero que estudantes descubram no decorrer das atividades – que fazem Maju perceber que faz todo sentido que ela esteja nesse mundo, ajudando na transformação de sentimentos e emoções”, explicou a autora.
A personagem já começou a ser apresentada aos estudantes, por meio de um vídeo gravado pela psicóloga e transmitido nas aulas pelo professor Rogers Nascimento, e também da apresentação da história pela professora Marise.
Identificação
“As crianças estão começando a conhecer a Maju e sua principal característica, que é a capacidade de se transformar. Na atividade, elas podem escolher sua própria Maju e aprender sobre valores, respeito, espaço para as emoções, dentre outras habilidades”, complementou a psicóloga.
Para o processo de identificação com a personagem, foram desenvolvidas várias versões da Maju, com características físicas diversas, onde os estudantes podem escolher a versão que mais se aproxima de suas próprias características.
Ao longo do período letivo, diversas atividades serão realizadas em torno da história da pequena Maju, em parceria com diversas disciplinas, como Artes e Música, por exemplo. No ano de 2020, a temática abordada foi a do Ocapi, que trouxe às crianças importantes ensinamentos sobre respeito às diferenças, empatia e cuidado com o próximo.