Dando continuidade à série de ações alusivas ao Abril Laranja, mês do combate ao bullying nas escolas, o Centro de Excelência Master realizou nesta quarta-feira, 17, mais uma edição do projeto Cá Entre Nós, que dialoga com os pais de alunos e alunas da comunidade escolar sobre temas da atualidade e relevantes na formação das crianças e adolescentes. Para o evento desta quarta, foram convidados o delegado Gabriel Nogueira e a psicóloga Michele Carvalho para dialogar a respeito do combate ao bullying e cyberbullying.
“A família é o primeiro lugar seguro que pensamos e que devemos considerar, desta forma, dialogar com os pais sobre qualquer forma de bullying é o primeiro passo para tentar lidar da melhor forma com a situação e fortalecer os filhos nessa luta. Além disso, ter o apoio da escola em uma parceria direta com essas famílias é um diferencial para que não somente haja a reflexão, mas também o acolhimento e a ação” Disse a psicóloga do Ensino Fundamental Anos Iniciais Larissa Moura
Convidados para dialogar sobre o tema, a psicóloga Michele Carvalho acredita que a importância do diálogo viabilizado pela escola é uma maneira de informar, orientar, estreitar laços com a família, além de fortalecer a rede de apoio tão necessária na educação das crianças e dos adolescentes. “Foi um momento de escuta e troca que ajuda a construir recursos em como lidar e o que fazer com essa temática. O contexto familiar pode e deve ajudar no combate ao bullying, principalmente ao cyberbullying que acontece em qualquer lugar que a criança e o adolescente esteja, dentro de seu quarto, da sua casa, do carro, no momento de lazer, dentre outros. O lugar além dos muros físicos. Criar recursos de orientação, monitoramento e freios ajudam, protegem e semeiam sementes que com a continuidade do cuidado gerarão frutos. Além disso encontro também foi um momento de compartilhamento de orientações de como navegar de forma segura na internet e redes sociais, para evitar situações de exposição desnecessárias e preservação de dados e imagens dos nossos jovens”, pontuou a psicóloga convidada.
Levando em consideração a alteração da Lei 14.811/2024, que tipifica o bullying e cyberbullying no Código Penal e os transforma crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em hediondos, recentemente, o Master realizou palestras sobre o tema com alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, estudantes da 1ª e 2ª Série do Ensino Médio e colaboradores no Momento Nossa Gente do mês de abril. Entendendo a importância do debate constante sobre o tema, além envolver e engajar toda a comunidade escolar no combate ao bullying, o Centro de Excelência Master continuará trabalhando o tema não só no mês de abril, mas ao longo do ano.