Buscando sempre capacitar os profissionais que atuam no ambiente escolar, o Colégio Master realiza diversas atividades e cursos, com o objetivo de oferecer mais segurança e qualidade aos estudantes.
Uma dessas ações é o curso de Primeiros Socorros, realizado pelo setor de Segurança de Trabalho do Master nos dias 13 e 27 deste mês de abril. A capacitação é voltada aos profissionais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e aborda temas como situações de emergência, onde é preciso agir com rapidez em casos de engasgos, afogamentos, dentre outras ocorrências.
O curso cumpre a Lei 13.722, de 4 de outubro de 2018. A legislação, também conhecida como Lei Lucas, destaca que “os estabelecimentos de ensino de educação básica da rede pública, por meio dos respectivos sistemas de ensino, e os estabelecimentos de ensino de educação básica e de recreação infantil da rede privada deverão capacitar professores e funcionários em noções de primeiros socorros”.
De acordo com a técnica responsável, Márcia Alemão, a capacitação foi além do percentual exigido pela lei e treinou cerca de 100 profissionais que lidam com crianças diariamente. “É um curso não só essencial, mas agora também obrigatório e que todas as escolas devem realizar. Aqui no Master, capacitamos um número muito maior do que a legislação exige, justamente para garantir uma maior segurança aos alunos”, explicou.
Após a capacitação, Márcia informa que deverão ser realizados também algumas atividades de atualização e reciclagem pelo menos uma vez ao ano. “O curso ensina o profissional a agir de maneira objetiva e ágil diante de uma situação de emergência, evitar problemas mais sérios e até mesmo salvar vidas. Estamos muito felizes com o resultado da atividade”, complementou.
A auxiliar de coordenação do Infantil, Sheyla Cruz, avaliou como produtiva a capacitação e destacou a importância do colégio oferecer esse tipo de treinamento, sobretudo para quem atua diretamente com o público infantil.
“Gostei muito da ação porque considero essencial que qualquer profissional que trabalhe com crianças saiba essas informações. Por exemplo, como socorrer uma criança com engasgo, fazer respiração boca a boca em casos necessários, enfim. No colégio já temos um setor de Enfermaria que oferece todo o suporte, mas o fato de todos estarem capacitados é uma segurança maior para os alunos e para os pais que confiam seus filhos à nós”, afirmou Sheyla.
Veja as imagens da capacitação!