Organizar o tempo de estudo, para muitos alunos, não é uma tarefa fácil. Foi para ajudar a lidar melhor com a nova rotina, durante o período em que todos estão em casa, que o Colégio Master promoveu mais uma live nesta segunda-feira, 30. O coordenador do Ensino Médio, Anderson Peixoto, e a psicóloga Lavínia Andrade mostraram maneiras simples e eficazes para distribuir as atividades ao longo do dia e, também, como lidar com a ansiedade.

Ao longo da transmissão, feita através do perfil do colégio no Instagram, foram passadas dicas de como ter um bom rendimento em casa, mantendo um equilíbrio entre a responsabilidade com o estudo e o descanso físico e mental. Peixoto reforça que é possível, mesmo longe da sala de aula, adaptar a nova rotina para ocupar o tempo de um jeito bastante proveitoso.

“Não dá para passar esse tempo todo procrastinando, é preciso ser produtivo. Nossa rotina foi mudada, mas é preciso ter uma dinâmica e uma disciplina para essa situação nova. É preciso criar um horário e organizar o tempo. Mesmo que não haja aquela obrigatoriedade de horário de acordar para ir à escola, é importante dividir o dia entre estudar, ler bons livros, fazer uma atividade física, ver uma série e descansar, para poder estar bem mentalmente”, avalia o coordenador.

Para garantir um bom desempenho em casa, é preciso tomar cuidado com o comportamento de estudo disfuncional. A psicóloga Lavínia chama atenção para algumas atitudes que podem auxiliar. “É fundamental organizar o tempo e o conteúdo, estabelecer uma hierarquia de prioridades e estudar, primeiro, o que for mais importante, além de dividir tarefas entre a parte teórica e exercícios”, explica.

De acordo com Lavínia, as reações emocionais também precisam ser reguladas para evitar problemas com ansiedade durante esse período. “Essa ansiedade é decorrente da expectativa para o futuro. É importante fazer uma avaliação sobre que tipo de pensamentos estão sendo nutridos, e evitar os ditos pensamentos negativos. Para adquirir estratégias de regulação emocional, oriento o aluno a validar o que está sentindo, avaliar o que está pensando e escolher comportamentos que ajudem, e buscar uma forma de relaxamento”, pontua a psicóloga.