O Novo Ensino Médio passa a entrar em vigor, neste ano de 2022, na maior parte dos estados do país, inclusive em Sergipe. Implantado tanto nas escolas públicas como particulares, o Novo Ensino Médio traz os conceitos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), já aplicada em outros níveis de ensino.

Aqui no Master, os estudantes que passarão a cursar a 1ª série do Ensino Médio neste ano letivo de 2022 já foram orientados a respeito do Novo Ensino Médio. A partir de 2023, segundo o Ministério da Educação, as mudanças também passam a valer para a 2ª série e, em 2024, a expectativa é que todo o Ensino Médio já esteja modificado.

No modelo anterior do Ensino Médio, 100% da carga horária era composta integralmente por disciplinas obrigatórias. Com a modificação, 60% da carga horária segue sendo de conteúdos obrigatórios (Linguagens, Ciência da Natureza, Ciências Humanas e Matemática) e 40% seguirão um percurso normativo flexível, a ser escolhido pelo aluno, entre as áreas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

“Na prática, o Master já trabalha com muitas das novas exigências da BNCC, então as mudanças serão poucas, é mais uma questão de adequação. Então, é de extrema importância manter os estudantes informados sobre as mudanças e mostrar, também, que estamos sempre por perto, para acolhê-los e tirar as futuras dúvidas que venham a surgir também”, complementou Peixoto.