Tapete vermelho, repórteres internacionais e, claro, as estatuetas mais cobiçadas do mundo. Premiação do Oscar? Que nada!
Todo o glamour foi planejado para, na última sexta-feira, 13, recepcionar nossos cineastas preferidos em mais uma edição do Anima Master, festival de animações em stop motion promovido anualmente em nossa escola.
Em 2015, o festival contou com a participação de 154 estudantes dos 9os anos do Fundamental II. Sob o tema “a importância do cidadão na sociedade em que está inserido”, os grupos desenvolveram cerca de 40 animações, dentre as quais foram selecionadas 14 para serem exibidas da première da sexta, 13. Além dos “curtas”, a turma foi desafiada a produzir, ainda, clipes musicais, trailers de filmes e campanhas publicitárias, tudo em tom de descontração e despedida de mais um ciclo de estudos aqui no Master.
Sob a monitoria dos professores de Artes, Educação Tecnológica e Redação, por exemplo, nossos jovens cineastas protagonizaram cada etapa do processo de produção das animações exibidas na última sexta-feira. “O grande trunfo do Anima é possibilitar aos nossos estudantes justamente o desenvolvimento de habilidades que o ensino tradicional não ‘permite’, mas que são muito importantes para o futuro que já se avizinha. E, em meio a tanto aprendizado, eles ainda se divertem muito no último evento pedagógico do ano. É uma despedida em grande estilo do Fundamental II”, revela a coordenadora dos 8os e 9os anos, Giovana Péterle.
Mesmo sem qualquer intimidade com o assunto, cada estudante foi desafiado a pensar e executar o roteiro, a ilustração, fotografia e edição dos curtas. “Para quem acompanhou esse processo de perto, a noite de hoje é extremamente gratificante: a cada curta exibido aqui, nós vemos o quanto os nossos estudantes desenvolveram um senso crítico para debater o tema sob óticas diferentes e superaram os seus ‘limites’ pessoais para produzir as animações. Não tem recompensa maior pra quem está nos bastidores”, comenta Marllon Douglas, professor de Educação Tecnológica, que monitorou o processo de edição dos vídeos produzidos para o Anima Master.
Convidado especial do evento, o diretor Pedagógico, Demócrito Diniz, reiterou não apenas a fala da coordenadora Giovana, como destacou a importância do Anima Master para o crescimento pessoal dos nossos estudantes. “Como educador, eu penso que a aprendizagem é, de fato, um processo que se dá além dos livros. E este festival lhes propicia justamente isso, a oportunidade de aprender na prática o que é uma boa pesquisa, como utilizar melhor a criatividade que nasce com cada um de vocês e, também, a trabalhar em grupo. E isso eu tenho certeza de que vocês levarão para a vida”, discursou Demócrito.
Para a estudante Beatriz Carvalho, veterana do Anima Master, o evento proporcionou um aprendizado ainda maior. “O festival me ajudou a abrir a cabeça pra um milhão de possibilidades profissionais. Foi como se eu descobrisse que, com base nas minhas habilidades, eu não preciso escolher a minha ‘carreira’ entre duas ou três opções de curso, existe um infinito de possibilidades. Foi algo que, como o professor Demócrito disse, não estava escrito nos livros: foi um aprendizado na prática”, confessa Beatriz.
Confira abaixo a lista dos curtas premiados nesta sétima edição do Anima Master e prepare o fôlego para as próximas produções: em 2016 tem muito mais. Parabéns, turma!
1º Zé Ninguém
2º Sea World
3º Pequenas ações, grandes mudanças
Juntos, também somos muito mais diversão!
{igallery id=9939|cid=154|pid=1|type=category|children=0|addlinks=0|tags=|limit=0}