Como parte das ações do Dia Mundial da Saúde, na semana passada, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) recebeu um grupo de estudantes do Assistente e do Pré-vestibular do Master. Os alunos colaboraram com os serviços de doação de sangue e o cadastro de medula óssea realizados na unidade.
O grupo que estava acompanhado pelo médico sanitarista e professor Almir Santana, foi recepcionado pela assistente social Rozeli Dantas, que explicou as principais atividades desenvolvidas pelo hemocentro e a importância da participação da sociedade no processo da doação. Em seguida, eles visitaram as áreas técnicas do Hemose, composta pelos laboratórios que realizam as análises sorológicas, os testes ABO e Rh, e por último, o fracionamento do sangue em plaquetas, hemácias e plasma.
Na oportunidade Almir Santana, salientou que a visita técnica também teve por finalidade proporcionar conhecimento de todos os processos que envolvem o ciclo de coleta e produção do sangue. “Esses adolescentes irão prestar vestibular e muitos deles para áreas de saúde como medicina e enfermagem e o Enem pode ter como um dos temas, as doenças do sangue – hemofilia e anemia falciforme”, explicou ao salientar que o atendimento ao público portador de doenças do sangue é feito do Hemocentro. “Acho importante que eles conheçam esse trabalho. Aqui também é um exercício de solidariedade”, frisou o médico.