Fase de transição entre a infância e a idade adulta, a adolescência é caracterizada pelo desenvolvimento físico, mental, emocional, sexual e social e pelos esforços do indivíduo em alcançar os objetivos relacionados às expectativas culturais da sociedade em que está inserido. Como se a tarefa já não fosse desafiadora o suficiente, é nesse período da vida que tomamos uma das mais importantes decisões da nossa vida: que profissão escolher?

Para ajudar nossos estudantes nesse momento de inquietação, além do projeto Rotas e Discursos e do acompanhamento psicológico que compõe a nossa rotina escolar, promovemos na última quinta-feira (5) a primeira edição da Mostra das Profissões Master.

Com o objetivo de aproximar cada vez mais os alunos da realidade do mercado profissional, o evento contou com oficinas de Experimentação Gráfica, Marketing Pessoal, Direito/Advocacia na prática, Parto humanizado, Arquitetura e Engenharia, Perspectivas atuais no tratamento de transtornos de ansiedade que encantaram a turma Master.

“O Master está de parabéns, eu acho que os minicursos – o que fiz, de Experimentação Gráfica, em especial – ajudou demais no sentido de ampliar o nosso leque de possibilidades. Eu sempre gostei muito de design e, depois da oficina, o curso subiu muito no meu conceito. Eu achei muito legal”, parabeniza Bruna Valverde, 1º ano.

Tendo como público-alvo as turmas do Ensino Médio, a Mostra foi uma oportunidade dos alunos terem um contato mais prático com algumas áreas do mercado, segundo a psicóloga responsável pelo projeto, Lavínia Andrade. “A proposta foi trazer uma introdução teórica e uma oficina prática para os meninos colocarem a mão na massa e fazerem esse exercício de projeção de futuro. É um recorte do mercado, mas que dá aos nossos alunos uma dimensão real do que é, de fato, aquela profissão”, destaca.

Membro da Liga de Advocacia Empreendedora do Brasil, o advogado Victor Hugo Almeida ressaltou a importância de iniciativas como a Mostra das Profissões para uma escolha mais assertiva dos estudantes quanto a que profissão escolher.

“Esse esclarecimento, quando acontece ainda na escola, evita que o aluno chegue no curso e descubra que não era aquilo que ele pensava”, explica. “Foi justamente para ajudar nessa questão que na oficina de advocacia nós não trouxemos uma sala de aula jurídica, e sim casos práticos, para promover uma apresentação efetiva do curso de Direito”, complementa Victor Hugo.

Proposta que agradou a aluna Carolina Matos, 17 anos. “A oficina me surpreendeu demais, esclareceu muito a minha cabeça. O pessoal da Liga tirou as nossas dúvidas e nos ajudou a direcionar o que a gente acha ou achava que era o ofício de um advogado. Foi uma experiência enriquecedora”, agradece Carolina.

Confira os nossos registros!