Em mais uma ação que objetiva a formação de uma consciência ambiental fortalecida na comunidade escolar, o Centro de Excelência Master realizou nos dias 24 e 25 de maio, mais uma Mostra Ambiental. Em 2024, o tema trabalhado foi “Efeitos do Gelo nos Ecossistemas Aquáticos”.

O evento foi direcionado aos alunos da Educação Infantil, que apresentaram, de forma lúdica e adequada a cada faixa etária, o que vem aprendendo a respeito da preservação dos bens naturais para a família.

De acordo com a coordenadora da Educação Infantil, Rosinha Melo, as atividades do Master a respeito da proteção dos biomas acontecem desde a fundação do Centro de Excelência. “A emergência já chegou pela falta de sensibilidade do ser humano e nós estamos preparando o futuro do mundo e de Sergipe, através das nossas crianças. Então, desde a primeira fase da Educação Infantil, trabalhamos neles a necessidade de preservação do meio ambiente. As crianças estão tendo contato até mesmo com os alimentos que devem ser plantados e geram impacto na natureza”, explicou.

Para promover uma experiência ainda mais rica no contato com a natureza, o Centro de Excelência Master conta com horta e fazenda experimentais, locais onde os alunos lidam diretamente com recursos naturais. Inclusive, todo o adubo orgânico utilizado na fazenda experimental é proveniente da compostagem advinda das cascas de frutas que as crianças consomem durante a hora do lanche, na sala de aula. O pedagogo e técnico agrícola do Master, Rubens Fontes explica a importância dos espaços. “Nós realizamos aulas diárias para que os pequenos possam pegar, sentir, cuidar e gerar os ensinamentos. Eles passam a entender o que é fruto, o que é folha, o que é raiz e faz parte da nossa alimentação. Ter contato e conhecimento com essas questões logo cedo faz com que eles tenham uma consciência fortalecida, fazendo com que se tornem adultos mais atentos”, disse o pedagogo.

“O Centro de Excelência Master já vem realizando trabalhos relacionados à proteção do meio ambiente desde a sua fundação, mas a busca por um caminho mais sustentável, sobretudo neste momento em que estamos vivendo é primordial”, disse Jeane Oliveira bióloga do Master

“Em casa a gente já passa essa consciência pra ele, mas esse apoio do Master é extremamente importante. Trabalhar a proteção dos mares, rios e oceanos, bem como outros recursos naturais é primordial para a preservação da vida e das próximas gerações, disse Amanda Sobral, mãe de Arthur Sobral, aluno do maternalzinho.