Neste mês de março, o Centro de Excelência Master realizou a entrega dos certificados de proficiência de língua inglesa do TOEFL e de Cambridge, conquistados pelos estudantes por meio das aplicações de testes dos anos de 2020 e 2021. Os certificados estão sendo entregues apenas neste ano de 2022 devido à pandemia da Covid-19 nos anos anteriores.
No total, 99 testes foram aplicados nos dois últimos anos para os estudantes do bilinguismo, que têm a oportunidade de realizar a prova de proficiência do TOEFL ao final do 5º ano e do 9º ano do Fundamental I, além da 3ª série do Ensino Médio. Já a prova para adquirir a proficiência de Cambridge pode ser feita somente para alunos do 5º ano.
“O Master prepara seus alunos do bilinguismo no final de ciclo para os testes de proficiência TOEFL e Cambridge. Essas certificações fazem parte da parceria com o Educate Bilingual Program e avaliam a capacidade dos alunos nas habilidades de Listening, Speaking, Reading e Writing. Os resultados são baseados por um Quadro Comum de Referência para Línguas (CEFR) no qual descreve a proficiência do aluno no idioma em seis níveis diferentes A1, A2, B1, B2, C1 e C2, em ordem crescente de fluência”, explica o coordenador de Inglês, Fábio Noronha.

Bilinguismo e aplicação de testes

Desde o ano de 2015, quando o bilinguismo foi instituído no Master para as turmas da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, os estudantes são preparados e estimulados a realizar testes, ao final do ciclo, para avaliar a fluência no idioma.

O mesmo acontece também com estudantes do High School, implantado desde 2009 na escola, que ao final do curso podem receber, além do diploma de conclusão do Ensino Médio americano e brasileiro, a certificação de fluência na língua inglesa.
As provas podem ser realizadas no próprio ambiente escolar, já que o Master é uma das instituições aplicadoras das duas provas. Os resultados são classificados como A1, A2, B1, B2, C1 e C2, em ordem crescente de fluência.

Diferenciais da certificação

Possuir uma certificação como a de TOEFL ou de Cambridge, por exemplo, representa um grande diferencial ao estudante. Isso porque o documento permite, dentre outras coisas, o ingresso em universidades do exterior, ou mesmo de outros cursos complementares.
Além disso, a comprovação da fluência da língua inglesa, por meio destas certificações, também abre portas para o mercado de trabalho não só do Brasil, mas sobretudo de outros países.
A certificação no idioma promove, ainda, uma questão fundamental, que é a comprovação da competência, capacidade e aptidão do aluno a respeito do idioma. Através de exames como TOEFL e Cambridge, o estudante consegue comprovar que é capaz de escrever, compreender, ler e falar a língua inglesa, em níveis diversos, identificados no certificado.