Dando continuidade às comemorações pelo Dia Mundial do Livro, celebrado em 23 de abril, o Centro de Excelência Master realizou a primeira edição da Feira de Livros, voltada à Educação Infantil e ao Fundamental Anos Iniciais no último sábado, 15 de abril. 

O evento aconteceu ao longo de toda a manhã, reunindo oficinas, recitais de poesias, rodas de conversa, visita de autores e expositores. O objetivo é fomentar, dentro do ambiente escolar, o hábito da leitura e a importância do contato desde cedo com os livros. 

Na abertura do evento, a diretora pedagógica, Vaneide Mitidieri, destacou a leitura como importante instrumento de formação. “Que maravilha termos uma manhã dedicada ao livro, à leitura. Como é bom estarmos aqui, juntos, celebrando o mês da leitura com tantas ações importantes para o desenvolvimento das nossas crianças”, destacou. 

As turmas realizaram visitas aos estandes participantes, participaram de oficinas de Libras, Artes, Contação de Histórias, além de programações diversas na Cozinha Experimental, Biblioteca, entre outros espaços da escola. Para isso, houve uma preparação prévia, ao longo da semana, com ações diversas guiadas pela Sala de Leitura.

Os estudantes do Fundamental – Anos Iniciais realizaram a leitura dos paradidáticos adotados pela escola de escritores sergipanos, como ‘Aracaju: passado, presente e futuro’, ‘Proteja o nosso meio ambiente’ e ‘Sergipanidades’, de Chiquinho Além-Mar, e ‘Ajudar é bom e faz bem’, de Almeida Júnior.

A professora responsável, Luciana Celi, destacou as ações promovidas em preparação à Semana do Livro. “Também trabalhamos com eles o gênero textual do Cordel, com toda sua estrutura, exemplos, para que eles pudessem entender a importância da literatura de cordel. Houve, também, realização de trabalhos artísticos e exposições a respeito dos livros trabalhados em sala de aula, e o tapete literário, em parceria com a Biblioteca do Infantil”, explicou.

Programação 

A 1ª Feira de Livros contou com a participação dos autores Chiquinho Além-Mar, Vanessa Guedes, Telma Costa, Almeida Júnior, além dos contadores de histórias Jolúzia, Gustavo Aragão, André Comanche e Izabel Melo, além das livrarias Escariz e Leitura, e da Academia Sergipana de Contadores de Histórias (ASCH). 

O escritor e contador de histórias, Gustavo Aragão, que ministrou uma oficina de leitura, explicou sobre a temática utilizada para os alunos. “Há muito tempo sou colaborador nessas iniciativas do Master e vou trabalhar hoje a importância da leitura, da literatura, com o conto africano Menino Oba Oba e o Pássaro Marabu. Também trouxe para os estudantes fragmentos inéditos do livro que vou lançar em breve, a África Viva em Nós”, destacou. 

“É motivo de grande satisfação fazer parte de tudo isso. Tenho 3 livros adotados aqui no Master, desde 2017, e fico muito feliz quando vejo as crianças trabalhando meus textos. Também quero destacar a importância de ações como essa, de valorização não só da leitura, mas da leitura sergipana também”, complementou o autor Chiquinho Além-Mar. 

Importância
Supervisora de Português e uma das idealizadoras da Feira de Livros, Patrícia Seixas explicou que a realização do evento era algo já pensado pela equipe pedagógica, como forma de integrar toda a comunidade escolar na temática da valorização da leitura. 

“Além da exposição e venda de diversas obras literárias, tivemos a oportunidade de promover atividades pedagógicas muito significativas para os nossos estudantes. Possibilitando atividades nessa perspectiva, estimulamos, nos alunos, o interesse pela literatura e pela leitura, pelas artes através de práticas lúdico-pedagógicas; também oportunizamos e promovemos a circulação do livro e da leitura, o que possibilitará a ampliação do repertório e da imaginação dos nossos leitores”, salientou Patrícia.

A aluna Sophie Christian, do 5º C, participou das atividades e oficinas e falou sobre a experiência da Feira de Livros. “Muito legal esse evento que o Master está fazendo. Gosto muito de ler, principalmente gibis, e estou gostando as atividades que fizemos aqui hoje”, afirmou. 

A aluna Ariadne Moura também ressaltou a importância das atividades propostas pela feira. “Muito interessante a Feira de Livros. Gostamos muito da visita dos autores e das livrarias. Estou com a expectativa de comprar livros, principalmente de suspense, pois adoro”, ressaltou.

Confira os registros da 1º edição da Feira de Livros Master!