O Centro de Excelência Master realizou na última sexta-feira, 11 de agosto, a 5ª edição da Feira das Profissões, projeto realizado pela disciplina de Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo (OPEE), com foco nos estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

Nesta edição do evento, que acontece de dois em dois anos, o tema escolhido foi ‘Isto aqui é Sergipe’, onde os estudantes trabalharam, ao longo do ano, aspectos voltados ao empreendedorismo, economia e cultura do estado.

A Feira das Profissões aconteceu na rua de acesso à Educação Infantil do Master com um formato de exposição através de estandes, trazendo temas diferentes a cada edição, mas sempre ligados às perspectivas de trabalho e empreendedorismo, reunindo pais, familiares e toda a equipe pedagógica numa tarde repleta de conhecimento e compartilhamento de aprendizados.

No discurso de abertura, a diretora pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais Vaneide Mitidieri, falou sobre a grandiosidade do evento.

“Um trabalho importante que começou no primeiro semestre e que hoje realizamos a culminância. Um evento que traz o aprendizado pedagógico e também a solidariedade. Além disso, neste ano trouxemos um tema especial, voltado ao nosso estado, nossa cultura. Sergipe tem coisas lindas que devem ser divulgadas e aprendidas não só pelos nossos alunos, mas para todos que aqui visitam os estandes”, ressaltou.

O evento representa a culminância das pesquisas em sala de aula e atividades práticas realizadas durante os últimos meses, com objetivo de proporcionar aos estudantes a oportunidade de compartilhar o que eles aprenderam com as temáticas propostas para as turmas.

Tema

“A escolha do tema desse ano ocorreu após discussão com as coordenações e professores, onde decidimos trabalhar Sergipe, afinal, Sergipe tem história, negócios e muita coisa para explorarmos. Então, a Feira das Profissões de 2023 celebra nosso estado, nossa história, nossa gente e os projetos de negócios, trabalho e empreendedorismo desenvolvidos aqui”, explicou o professor responsável pelo evento, Augusto Petrônio.

Os temas foram divididos por turmas e os 1ºs anos estudaram sobre as Manifestações Folclóricas em Sergipe. Já os 2ºs anos trabalharam a temática da Agricultura em Sergipe. Os 3ºs anos ficaram com a Culinária e as Plantas Medicinais na Cultura Sergipana. O tema dos 4ºs anos foi o Comércio em Sergipe – Feiras Livres e Mercados Municipais. Por fim, os 5ºs anos trabalharam as temáticas do Turismo em Sergipe, com foco em São Cristóvão, além da Sustentabilidade e das festas tradicionais do estado, como o carnaval e os festejos juninos.

“A feira é o ponto alto de tudo isso, é o momento de celebrar tudo que a gente preparou ao longo do ano, desde o primeiro semestre. Antes da feira, traçamos um planejamento, uma preparação, quando trabalhamos pedagogicamente os temas em sala de aula, mas também com pesquisas de campo e visitações práticas, para elaboração do que eles irão apresentar na culminância”, complementou Augusto.

Importância

“Minha turma está representando o comércio de Itabaiana, que é muito variado e importante para o nosso estado. Eu já vendo pulseiras desde o ano passado e hoje trouxe meus produtos para expor aqui”, explicou a aluna Maria Clara Rodrigues, do 4º A.

Sheila Cristiane, mãe de Arthur Gabriel (1º A), reforçou a importância da Feira das Profissões para a formação dos alunos. “Achei fantástica a ideia de mostrar mais nossa cultura e despertar neles o interesse pelas coisas boas do nosso estado. E a feira é um evento incrível, né? Alegre, contagiante e que envolve toda a família ao longo do ano. Sou suspeita para falar porque tudo que o Master faz é nota mil”, disse.

Thiago Menezes, pai de Maria Luísa (2º ano), também destacou a importância do aprendizado do empreendedorismo por meio da OPEE. “A Feira das Profissões traz a cultura e o empreendedorismo de maneira muito forte, muito importante para trazer ensinamentos desde cedo e formar no futuro, profissionais empreendedores muito mais preparados”, complementou.

Feira das Profissões e OPEE

Os estudantes do Centro de Excelência Master possuem, em suas respectivas grades curriculares, a disciplina de Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo (OPEE), proposta pela FTD Educação.

Através de aulas teóricas e práticas, os alunos começam a ter os primeiros contatos com os conceitos de empreendedorismo, gestão de renda e consumismo, por meio de metodologias desenvolvidas para cada faixa etária.

Já a Feira das Profissões é um trabalho de extensão da disciplina de OPEE, realizada de dois em dois anos, e já está na sua quinta edição. Também presente no evento, o coordenador comercial da FTD nos estados de AL/BA/SE, Paulo Góis, falou sobre o pioneirismo do Master na aplicação da OPEE em Sergipe.

“São mais de 10 anos de parceria entre o Master e a FTD, com a implantação da OPEE, antes mesmo da obrigatoriedade pelas diretrizes da BNCC. O objetivo da disciplina é promover uma formação integral e mais completa dos estudantes”, complementou.

Confira os cliques da 5ª edição da Feira das Profissões!