Uma das atividades mais aguardadas pelos estudantes das primeiras séries do Ensino Médio, a Feira das Virtudes traz à tona não só a aplicação prática dos conceitos de empreendedorismo, mas também a importância da solidariedade e do olhar ao próximo.
A 4ª edição da Feira das Virtudes aconteceu nesta quarta-feira, 04, reunindo as turmas num amplo e organizado comércio de delícias, como doces e salgados, preparados pelos próprios estudantes e comercializado durante os intervalos.
O projeto é organizado pelo Setor de Psicologia do Master, em parceria com a disciplina de Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo (OPEE) e a coordenação do Ensino Médio. Neste ano, toda a renda do evento será revertida para instituições de caridade, como o Lar da Zizi, a Adasfa, Externato São Francisco de Assis, dentre outras entidades sociais.
Importância
A psicóloga responsável pela ação, Lavínia Andrade, destaca a importância da Feira das Virtudes e como funciona o processo de organização prévia. “A feira acontece há quatro anos e tem o objetivo de trabalhar as habilidades dos alunos em diversos aspectos. Um deles é a habilidade de empreender, onde eles discutem ideias, contam com auxílio de professores para o planejamento de custos e o intuito é que a feira seja um pequeno ensaio do que eles podem encontrar na futura atuação profissional, seja ela qual for”, explicou.
Responsável por uma barraquinha de brigadeiros, a aluna do 1º A, Thainá Nissink, falou sobre a preparação para a participação do grupo dela na feira. “Escolhemos o doce porque é algo que gostamos e que já sabemos fazer, então facilitou muito o processo. Nos organizamos e hoje estamos aqui comercializando e torcendo para que as vendas sejam boas, para que possamos ajudar as instituições”, disse.
A estudante do 1º C, Júlia Fontes, liderou a criativa barraca ‘La Casa de Açaí’, uma referência ao seriado, que atraiu muitos alunos. “Resolvemos trabalhar muito o marketing no nosso empreendimento, por isso fizemos essa referência à série e nos organizamos com o uniforme. A ideia da Feira é muito importante porque desperta em nós esse espírito de empreender”, complementou.
Setembro Amarelo
Durante a Feira das Virtudes, o Setor de Psicologia também deu início às ações do Setembro Amarelo – mês de conscientização e prevenção ao suicídio. A equipe acolheu os estudantes que visitaram o estande, com a intenção de discutir ideias e dar sugestões sobre a temática.
“Também promovemos algumas reuniões para escutar as demandas dos alunos e atendê-las. A ideia é que a cada semana, durante este mês, a gente tenha ações como o Escuto Histórias, Correio da Empatia, além de uma parceria que nós temos com a Unit, onde vamos discutir junto aos estudantes temas ligados aos transtornos de ansiedade, alimentares, falar da promoção da saúde mental e da prevenção da depressão e do suicídio”, acrescentou Lavínia.
Veja os cliques da 4ª edição da Feira das Virtudes!