Um dos diferenciais do Colégio Master é o suporte psicológico que a escola oferta a seus alunos. Da Educação Infantil ao Ensino Médio, cada estudante tem acesso, diariamente, a uma equipe de profissionais disposta a ajudar, seja através de atividades em grupo realizadas dentro do cronograma letivo, ou até mesmo em atendimentos individuais.

Mesmo durante o período em que todos estão em casa, o colégio continua buscando formas de cuidar do bem-estar e da saúde mental dos alunos. Com vídeos e transmissões ao vivo disponibilizados pelas redes sociais, o Setor de Psicologia tem levado orientações sobre a importância de manter uma rotina e maneiras de lidar com as emoções para evitar problemas, por exemplo, como ansiedade.

Em uma das lives, a psicóloga dos 8ºs e 9ºs anos, Isadora Lacerda, reforçou para os jovens a importância de exercitar o autoacolhimento para ajudar a regular as emoções. Para ela, manter esse vínculo é fundamental. “Estamos vivendo algo que nunca tínhamos vivido e, diante do novo, somos obrigados a nos reinventar. É preciso parar, respirar, olhar para nós mesmos. Dentro dos nossos corações há muitas respostas, e só podemos encontrá-las nos acolhendo. É isso que estamos buscando fazer com os alunos através das lives, levando conteúdos e dicas para que eles aproveitem e pratiquem o autoacolhimento”, explica Isadora.

De acordo Lavínia Andrade, que é psicóloga das turmas de Ensino Médio, o contato, mesmo que virtual, faz com que os alunos se sintam mais seguros e tenham certeza de que podem sempre contar com o Master. “Os estudantes do Ensino Médio, por exemplo, acabam ficando muito apreensivos porque há uma grande expectativa com relação ao Enem. Essas aparições pelas redes sociais, que é um meio que eles usam muito, fazem com que eles se sintam próximos e isso passa mais segurança. É uma forma de mostrar que a escola está presente e que a gente pode se ajudar”, garante.

A integração entre escola e aluno, segundo a psicóloga dos 6ºs e 7ºs anos, Miriam Barão, é essencial para manter o convívio do cotidiano. “É excelente que possamos continuar conectados, até porque nossos alunos passavam mais tempo na escola do que em suas casas. É no ambiente escolar que eles expressam dificuldades em relação às mudanças próprias da idade, é uma fase em que a identificação com os professores é de fundamental importância para sua autoestima e autoconhecimento positivos. Por isso, a live é uma ferramenta que promove um elo entre o Master e os alunos, fundamental como ponto de integração nesse momento”, avalia Miriam.