O Colégio Master começou o segundo semestre letivo com muita troca de conhecimento e compartilhamento de experiências. Nesta segunda-feira (23), o colégio deu início a um treinamento com os professores, baseado no funcionamento do ensino e nas experiências da Finlândia – país que detém o título de melhor educação do mundo, eleito pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Para isso, a diretoria do Master trouxe à Aracaju dois membros importantes da educação finlandesa: o mestre em Teologia, diretor da Escola Ressu, em Helsinki, e membro da Secretaria de Educação da Finlândia, Juha Säämänen, e a mestre em Pedagogia pela Universidade de Helsinki, tradutora e consultora educacional, Ayla Huovi.

O ciclo de conhecimento segue até o fim da próxima terça-feira (24) e reúne diversas atividades, como palestras, exercícios em grupo e a promoção de reflexões acerca das práticas educacionais finlandesas e de como podem ser aplicadas no Master, através da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Debates educacionais

Dando início ao treinamento, a palestrante Ayla Huovi conversou com os professores sobre as técnicas de Educação aplicadas na Finlândia e o sistema educacional do país, que se assemelha com o brasileiro em diversos aspectos.

“Apesar da semelhança entre as estruturas, que se iniciam com a educação infantil, depois com o ensino básico, o colegial e as universidades, nós observamos também muitas diferenças, e é sobre isso que vamos conversar. Uma delas, por exemplo, é a atuação do professor, que possui mais autonomia para o ensino na Finlândia. Os profissionais finlandeses seguem orientações educacionais do governo, assim como os profissionais brasileiros também irão seguir com a BNCC, mas com a liberdade de aplicá-las através de diversos métodos”, explicou Ayla.

De acordo com a consultora, essa valorização do professor na Finlândia reflete-se em diversas características positivas para a sociedade do país europeu. “Uma delas é o fato de que, na nossa educação, todos os profissionais são mestres, e muitas vezes, até doutores. Este fato também reflete na escolha profissional dos alunos, já que o curso mais concorrido para ingressar é o de Letras. Ou seja, a atuação dos professores é fonte de inspiração para os alunos e esse é um comportamento muito interessante a ser estudado”, complementou.

Importância

O colégio Master tem explorado o sistema educacional finlandês desde o ano de 2017, quando os diretores Jorge Mitidieri, Vaneide Mitidieri e Demócrito Diniz, e o supervisor pedagógico, Fernando Monteiro, visitaram a Finlândia com o objetivo de acompanhar de perto os métodos aplicados pelo país que possui a melhor educação do mundo.

A partir da visita, foi definida a realização de um debate entre os especialistas finlandeses e os profissionais do Master. “Aprendemos muito em nossa visita à Helsinki, na Finlândia e, como sempre buscamos trazer novidades para o Master, decidimos realizar essa capacitação, que representa um intercâmbio de informações, de experiências, tudo focado em proporcionar o melhor aos nossos professores”, afirmou a diretora pedagógica, Vaneide Mitidieri.

O supervisor pedagógico, Fernando Monteiro, destacou a importância do treinamento neste ano que antecede a implantação da BNCC. “Nós já tínhamos a ideia de promover esse encontro e trazer a experiência finlandesa para nossa equipe e, para nossa felicidade, a capacitação está acontecendo neste momento, onde o país passa por uma mudança educacional através da nova Base. Portanto, além dos professores conhecerem a realidade da educação finlandesa, eles vão poder contextualizar e perceber como podem aplicar algumas técnicas aqui”, ressaltou.

A professora auxiliar do Fundamental I, Zarah Maria Carvalho Conceição, elogiou a ação promovida pelo Master. “Estava com uma expectativa muito boa para a capacitação e estou gostando muito do que está sendo passado para nós. O colégio está de parabéns pela atitude de proporcionar aos professores essa experiência enriquecedora”, enalteceu.